UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
COB

Nome completo:
Susana Paula de Almeida Santos

Data e local de nascimento:
16/6/1982, no Rio de Janeiro (RJ)

Peso/Altura:
48 kg / 1,55 m

Residência:
Rio de Janeiro (RJ)

Categoria:
Até 48kg

Participações no Pan:
Santo Domingo-03 e Rio de Janeiro-07

Campanha no Pan do Rio:
8º lugar

Susana Almeida

Susana Almeida começou na luta olímpica em 2002, incentivada pelo amigo Marcus Vinícius, atualmente lutador profissional. Com menos de um ano de prática da modalidade, a lutadora se classificou para o Pan de Santo Domingo-03. A inexperiência, no entanto, custou caro à atleta, que não avançou além da primeira rodada.

Para seu segundo Pan, no Rio de Janeiro, Susana estava otimista, esperando até mesmo um lugar no pódio. No entanto, a lutadora repetiu o resultado obtido em Santo Domingo. Perdeu na estréia e terminou na 8ª colocação.

Nas seletivas para os Jogos do Rio, Susana eliminou a também carioca Gisele Sabrina em duelo acirrado. A dona da vaga só foi definida na última prova da modalidade, na Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro.

Apesar do pouco tempo na luta, Susana já começa a se impor no âmbito nacional. Em 2005, sua primeira conquista foi a medalha de bronze no Pan-Americano da modalidade, em 2005. No ano seguinte, mais uma medalha: bronze nos Jogos Sul-Americanos de Buenos Aires-06. Neste ano, Susana sagrou-se campeã brasileira na categoria até 48 kg.

Quando não está treinando ou trabalhando, a lutadora gosta de aproveitar o tempo livre com um passeio no shopping, onde adora fazer compras. Entre os ítens de consumo de Susana estão sandálias e tênis.