UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
COB

Nome completo:
Raoni Mendonça Barcelos

Data e local de nascimento:
01/05/1987, no Rio de Janeiro (RJ)

Peso/Altura:
70 kg / 1,69m

Residência:
Rio de Janeiro (RJ)

Categoria:
Estilo livre até 66kg

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio:
8º lugar

Raoni Barcelos

Aos 5 anos, Raoni deu seus primeiros golpes no tatame, ainda no judô. Anos mais tarde, ingressou no jiu-jitsu. Por influência do pai, Laerte Barcelos, ex-lutador, trocou a modalidade pela luta olímpica somente no ano passado.

O mais inexperiente da seleção, no entanto, já tem títulos na breve carreira. No Pan da modalidade, em 2006, conquistou a medalha de prata. No fim do mesmo ano, levou o bronze nos Jogos Sul-Americanos de Buenos Aires. Além disso, Raoni é o atual campeão brasileiro do estilo livre até 66kg.

Em 2007, Raoni conseguiu superar o feito de seu pai, que tentou a vaga para o Pan de Caracas-1983, mas não conseguiu. Como treinador, Laerte também comandou a seleção brasileira no Pan de Winnipeg-99, que não conquistou medalhas. E foi ao pai que Raoni dedicou o mérito da vaga no Pan do Rio de Janeiro.

"Foi dificil, mas acreditei até o fim e garanti a vaga no Pan. Ainda não caiu a ficha. Estou muito feliz pois tive ao meu lado o meu pai, que me educou em cima do tatame, me dando essa força na final", contou o lutador, emocionado, ao vencer a seletiva.

No Rio de Janeiro, porém, não houve comemoração. O lutador ficou apenas na 8ª colocação na categoria até 66 kg.

Fã de esportes radicais, Raoni pratica surfe, skate e motocross nas horas vagas.