UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
AFP

Nome completo:
Delma Gonçalves

Data e local de nascimento:
19/05/1975, no Rio de Janeiro (RJ)

Peso/Altura:
55kg / 1,57m

Residência:
Japão

Clube em que atua:
Inac (Japão)

Posição:
Atacante

Participações no Pan:
Rio-2007

Campanha no Pan do Rio:
Medalha de ouro

Pretinha

Pretinha é mais uma veterana de seleção brasileira. Veteraníssima. Ela disputou seu primeiro Mundial em 1991, na China. Desde então, é presença constante nas convocações para a seleção brasileira. E sua presença em Atenas foi fundamental para a conquista da medalha de prata.

O auge de sua carreira foi no futebol dos Estados Unidos. Lá, jogou na Wusa, a liga de futebol feminino, defendendo os times do Washington e do San Jose. Em uma temporada, chegou a marcar 27 gols em 21 jogos.

Por jogar nos Estados Unidos, Pretinha não foi liberada para disputar o Pan de 2003. O Pan do Rio foi muito especial para a carioca de 32 anos, por ter sido o seu primeiro com a camisa do Brasil e disputado em sua terra natal

Após passar pelo futebol norte-americano, Pretinha sofreu com a falta de estrutura do futebol feminino brasileiro. Deixou os EUA depois que sofreu uma cirurgia no joelho, o que a tirou do futebol por um bom tempo.

Agora, a veterana atacante atua no Inac Leonessa, da primeira divisão do futebol feminino japonês. Apesar de jogar tão longe, Pretinha tem lá a companhia de outra brasileira, a meia Rafaela. Atualmente, o Inac é o quarto colocado na Nadeshiko League.

Quando se aposentar, Delma Gonçalves planeja seguir a trabalhar no futebol ou então abrir uma academia.

Apesar da pouca participação no Pan do Rio, já que ficou na reserva, Pretinha conseguiu deixar a sua marca na maior goleada do Brasil, na primeira fase, contra o Equador. A atacante fez o oitavo gol da vitória por 10 a 0. Na final, Pretinha foi homenageada pelo técnico Jorge Barcellos e entrou em campo no fim da partida.

O Brasil levou o ouro pela segunda vez consecutiva no Pan de 2007. Na primeira fase, a seleção brasileira venceu o Uruguai (4 a 0), a Jamaica, por 5 a 0, as equatorianas, em goleada por 10 a 0 e o Canadá (7 a 0).

Nas semifinais, as brasileiras passaram pelas mexicanas, por 2 a 0, e finalizaram com 5 a 0 sobre os Estados Unidos, na decisão disputada no Maracanã.