UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
AFP

Nome completo:
Elaine Estrela Moura

Data e local de nascimento:
08/11/1982, em Salvador (BA)

Peso/Altura:
56kg / 1,67m

Residência:
Umea (Suécia)

Clube em que atua:
Umea (Suécia)

Posição:
Zagueira

Participações no Pan:
Santo Domingo-2003 e Rio-2007

Campanha no Pan do Rio:
Medalha de ouro

Elaine

A zagueira Elaine também é conhecida como Baiana. Natural de Salvador, atuou no estado até 2000, em clubes como São Francisco, Galícia e União, que a revelou.

A opção pelo futebol foi uma inspiração de um dos irmãos, que joga em clubes de várzea. Elaine o acompanhava nas partidas e brincava de jogar bola com ele.

No entanto, durante todos os anos em que atuou no futebol baiano, a atleta nunca foi paga para isso. Só se tornou profissional com a transferência para a Ferroviária, de Araraquara (SP), em 2003, após três anos sem clube.

Com o novo time, ela conquistou o vice-campeonato nos Jogos Abertos do Interior e recebeu a "inesperada" primeira convocação para a seleção.

Elaine fez parte do grupo que conquistou o ouro no Pan de Santo Domingo-2003, sua primeira competição internacional. Em Atenas, participou de todos os jogos da seleção na campanha de prata.

Em 2005, a zagueira passou a integrar a equipe sueca do Umea, o mesmo time em que joga a sua companheira de seleção, Marta, eleita a melhor jogadora do mundo pela Fifa em 2006.

Atualmente, o Umea é o líder do Campeonato Sueco, com um ponto a frente dos rivais, na luta pelo tricampeonato da competição. Por esse motivo, o clube só aceitou liberar Elaine e Marta para o Pan após a última partida da equipe, realizada no dia 11 de julho.

Assim, a dupla não participou da estréia brasileira no Rio, diante do Uruguai e entrou no time somente a partir do segundo jogo, contra a Jamaica.

Desde a estréia na equipe nos Jogos do Rio, Elaine deu mais estabilidade ao setor defensivo, principalmente pelo lado direito. Ao lado de Tânia, Renata Costa e Aline, ela formou a defesa que não sofreu um único gol no Pan.

A seleção brasileira teve campanha irrepreensível em 2007. Na primeira fase, o time bateu o Uruguai (4 a 0), a Jamaica, por 5 a 0, as equatorianas, em goleada por 10 a 0 e o Canadá (7 a 0).

Nas semifinais, as brasileiras passaram pelas mexicanas, por 2 a 0, e finalizaram com 5 a 0 sobre os Estados Unidos, na decisão disputada no Maracanã.