UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Histórias do Pan

Feitos históricos

  • O vôlei feminino conseguiu o primeiro ouro em esporte coletivo para o Brasil e na terra dos inventores da modalidade. Os enviados da revista O Cruzeiro destacaram que “os calções curtinhos das sereias e as cortadas eletrizantes” conquistaram a platéria no ginásio do “Proviso High School”, principalmente as funcionárias públicas Vera e Marina e as estudantes Marta e Iriana.
  • O triplista Adhemar Ferreira da Silva conseguiu o terceiro ouro seguido em Pan-Americanos, façanha só repetida novamente por brasileiros com Eronildes Araújo com as vitórias em 1991, 1995 e 1999 nos 400 m com barreira. O mais impressionante é que em Chicago o brasileiro tinha uma lesão na coxa e outra no tornozelo no momento da prova. Em entrevista para TV norte-americana, Adhemar anunciou sua aposentadoria na Olimpíada de 1960.
  • O norte-americano Al Oerter, do arremesso de disco, que conseguiu quatro medalhas de ouro em Olimpíadas (1956, 60, 64 e 68), levou o primeiro lugar com facilidade. Sua marca de 58,12 m foi mais de três metros superior à do segundo colocado.
  • O basquete masculino dos Estados Unidos contou com uma futura lenda da NBA em outra campanha dourada em um Pan: Jerry West brilhou no Los Angeles Lakers e emprestou sua silhueta para o logo da liga profissional norte-americana. Outro craque era o ala-armador Oscar Robertson, campeão profissional com o Milwaukee Bucks em 1971 ao lado de Kareen Abdul-Jabbar.
  • O primeiro e único ouro no ciclismo brasileiro na história do Pan foi conquistado pelo paulista Anésio Argenton, na prova do quilômetro com relógio.