Com novidade no banco, Brasil bate Argentina e vai direto para a semifinal

Antoine Morel

Do UOL, em Toronto

Jogando um vôlei muito superior ao apresentado na segunda partida, quando perdeu para Cuba, a seleção brasileira fez 3 a 0 em um confronto que se anunciava complicado contra a Argentina. As parciais foram 29-27, 25-21 e 25-22. Com o placar desta terça-feira (21) a equipe chegou aos 12 pontos e carimbou a classificação para as semifinais dos Jogos Pan-Americanos.

A vitória na partida virou obrigação dentro do grupo brasileiro depois do revés diante de Cuba, considerado consequência de falha mental. A intenção dos atletas era fazer uma boa apresentação para apagar o mau desempenho.Thiago Brendle afirmou que a atitude da equipe fez a diferença.

"Na partida passada faltou maturidade. Soubemos jogar com a característica do rival hoje. Era nossa chance de recompensar a última partida. [Essa vitória] Nos garante diretamente na semifinal. Então, o Brasil entrou forte e focado para fazer o que era necessário para conseguir o que nos dispomos a fazer", avaliou líbero, mostrando que o time entrou consciente que precisava de um resultado para ir direto à semifinal.

A novidade da seleção estava no banco de reservas. Assistente de Bernardinho e treinador durante a suspensão imposta pela FIVB ao técnico principal, Rubinho comandou o time na Liga Mundial. Ele chegou a Toronto na segunda partida, quando o time foi batido por Cuba por 3 a 2, mas ficou como auxiliar. Para Rubinho, o time - que ele mesmo chama de coadjuvantes ainda (os titulares são os que jogaram a Liga Mundial) - precisa jogar mais e aprender mais.  

"[Esse time] Cada dia está se apresentando mais. Tem jogar e jogar mais. Suportar a pressão. É um grupo de coadjuvantes e eles têm que aprender com essa situação.  Eles souberam lidar muito com isso", afirmou o técnico. 

Rubinho já tem histórico como treinador da seleção. Foi campeão do Pan de Guadalajara em 2011 e do Mundial sub-23. No banco ele caminhava de um lado para outro impaciente, mas diferente de Bernardinho, não é adepto das broncas. A participação dele a partir desta terça estava combinada e nos dois primeiros jogos o Brasil foi dirigido por Mauricio Morra Paes, outro assistente técnico da seleção.

O jogo

O primeiro set foi bastante parelho e teve o argentino Gonzalez como destaque anotando 10 pontos. O Brasil se destacou pela qualidade no passe, tanto nos saques viagem quanto no flutuante. O levantador Murilo soube trabalhar bem as jogadas e sempre explorou o adversário mais baixo na rede. O equilíbrio entre as equipes foi quebrado pela estrela de João Rafael que entrou para sacar e fez um ace que deu números finais a parcial - 29 a 27 em 36 minutos.

O segundo set começou na mesma toada, mas os argentinos não conseguiram manter o ritmo e o Brasil abriu vantagem de 12 a 9. A seleção administrou a vantagem até fechar. Gonzalez continuou eficiente no ataque, mas a seleção jogou em nível acima sem dar margens para uma reação. Com o passe na mão o levantador pôde escolher como distribuir as bolas e os bloqueadores rivais nem apareceram. Desta forma a parcial terminou 25 a 21.

No set final a Argentina conseguiu abrir vantagem no princípio da parcial e chegou a fazer 19 a 16. Mas os adversários cometeram erros e o Brasil marcou cinco pontos seguidos. O time caminhou para selar a vitória por 25 a 22 e garantir a primeira posição.

Ao final da partida o ponteiro Douglas Souza se tornou o maior pontuador dos Jogos Pan-Americanos. Nos três jogos da fase de classificação o atleta anotou 44 pontos.

#ResumodoPAN: 12º dia tem dobradinhas brasileiras e 50 mil contra Kanye West

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos