Da arquibancada, ginastas brasileiros comemoram medalha de prata no Pan

Fabio Aleixo

Do UOL, em Toronto (Canadá)

Depois de fazer a sua apresentação no início desta tarde em Toronto (CAN) e terminar com a segunda posição, restou à equipe brasileira de ginástica artística ficar na espera para que nenhuma das outras  cinco equipes conseguisse superar este resultado. E foi exatamente isso que aconteceu na sessão noturna do Pan. Com os 264,050 pontos obtidos, Arthur Zanetti, Artur Nory, Lucas Boittencourt, Caio Souza e Francisco Barreto garantiram a medalha de prata, emplacando o quarto pódio do país nesta edição dos Jogos.

Os cinco integrantes do time nacional assistiram da arquibancada do Coliseu de Toronto o encerramento da disputa. O resultado é pior do que o obtido há quatro anos no Pan de Guadalajara-MEX. Diferentemente daquela vez, no entanto, o Brasil teve na disputa pelo ouro a equipe A dos Estados Unidos, terceira colocada no último campeonato mundial.  Em Toronto, os americanos fizeram uma apresentação sem nenhum grande deslize e finalizaram com 267,750 - a medalha de bronze terminou com a equipe da Colômbia, que totalizou 259,300.

"Sempre a gente vem para dar o melhor. É um resultado mto bom este segundo lugar. Mostra para o mundo que estamos bem", disse Arthur Nory. "Com certeza foi um resultado muito bom. Mostramos que temos uma equipe boa e estamos chegando cada vez mais perto", completou Arthur Zanetti. 

O fator que mais prejudicou os atletas brasileiros foi a disputa no solo. Sem o especialista Diego Hypolito – que perdeu a competição por causa de uma lesão nas costas -, o time não conseguiu manter a regularidade demonstrada nos outros aparelhos, tanto que ficou apenas com a quarta colocação nesta prova. Como efeito de comparação, totalizou nota 41,800 contra 44.650  dos americanos.

Além de definir as medalhas por equipes, as provas deste sábado serviram como classificatórias para as disputas individuais, entre segunda e quarta-feira. E em todos aparelhos, e no individual geral, o Brasil garantiu ao menos um finalista.

Como esperado, o principal destaque foi o campeão olímpico e mundial Arthur Zanetti, que ficou com a primeira colocação nas argolas com a nota 15,800. Arthur Nory foi outro que brilhou. Ele brigará por medalhas no solo, barra fixa e salto.

Além disso, os outros finalistas do brasil, por prova são: cavalo com alças (Francisco Barreto e Lucas Bitencourt), salto (Caio Souza), barras paralelas (Francisco Barreto e Caio Souza), barra fixas (Lucas Bitencourt). No individual geral, os finalistas são Lucas Bittencourt e Caio Souza.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos