Ela mede só 1,52m mas levanta mais de 100kg. Por causa disso vai ao Pan

Fábio Aleixo

Do UOL, em São Paulo

Quando se pensa em levantamento de peso, a imagem que vem à cabeça de muitas pessoas é de gigantes e brutamontes fazendo o máximo de força para erguer aquela barra que parece ser impossível de ser tirada do chão.

Mas uma brasileira de apenas 24 anos quer mostrar que tamanho não é documento neste esporte. E terá uma ótima chance para isso nos Jogos Pan-Americanos de Toronto (CAN), que começam no próximo dia 10.  Bruna Luana Nascimento Piloto tem somente 1,52m de altura, mas é capaz de levantar até 115 quilos no arremesso. Ela compete na categoria para atletas com até 63kg e estará na briga por medalhas no dia 13.

"Antes, eu competia na categoria até 58 quilos e levantava bem menos peso. Mas no fim do último ano, meu treinador (o cubano Luis López) sugeriu que eu mudasse de peso pois tinha potencial para melhorar minhas marcas e acabei concordando. Mas ainda preciso ganhar mais peso (atualmente está com 60kg)", disse Bruna, que em março deste ano conquistou o título do importante Torneio Internacional Manuel Suárez, em Cuba.

Reprodução

A vaga para disputar o primeiro Pan foi conquistada durante seletiva realizada em maio, no Rio de Janeiro. Ela obteve a marca de 85 quilos na arrancada e 115 no arremesso, totalizando 200. E para conseguir erguer tanto peso, Bruna segue uma rotina rigorosa de treinos, com seis horas de atividade diária.

"Passo quase todo o dia no clube, onde faço tudo. Desde à academia até as refeições e o repouso. É uma rotina repetitiva e puxada. Todo dia eu preciso fazer muita força e não pode ter cansaço, pois é uma modalidade que exige muita repetição", afirmou Bruna, que defende o Pinheiros.

A atleta vai a seu primeiro Pan pouco mais de quatro anos após começar a se dedicar ao levantamento de peso. Até os 20 anos praticava atletismo, mais precisamente o arremesso de peso, mas jamais havia conseguido resultados destacados. Durante a edição de 2011 do Troféu Brasil, recebeu um convite para fazer um teste na nova modalidade e acabou gostando.

"Sempre fui meio masculina, gostava de ficar competindo em brincadeira de força com os meninos quando era menor. Quando recebi o convite era para fazer um teste lá no Rio de Janeiro. Passei duas semanas e fui muito bem. Mas não tinha condições de ficar lá porque estava estudando. Foi então que vim para o Pinheiros", disse Bruna, que também recebe apoio financeiro da Confederação Brasileira de Levantamento de Peso (CBLP) e do Governo Federal por meio do Programa Bolsa-Atleta.

"E ainda bem que optei por ir ao levantamento de peso, pois logo no meu primeiro campeonato eu consegui a medalha de bronze, enquanto no atletismo nunca havia ido tão bem", disse Bruna.

Divulgação

Em sua estreia em Pans, ela sabe que será difícil conseguir uma medalha pois a disputa nas Américas é bastante intensa no levantamento de peso. Mas ela quer usar a competição para ganhar mais experiência já visando aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, para o qual ainda precisará obter a sua classificação.

"Sendo realista, o que daria para buscar no pan seria um terceiro lugar, mas é muito difícil. Espero conseguir melhorar mês resultados e ter a melhor colocação possível", afirmou.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos