"Sou campeão mundial e posso ser tetra no Pan. E ninguém sabe o que faço"

Bruno Doro

Do UOL, em São Paulo

Desde os 18 anos é assim: a cada quatro anos, o gaúcho Marcel Stürmer aparece nas manchetes. Os três títulos nos Jogos Pan-Americanos na patinação artística garantem isso. No ano passado, porém, após conquistar a medalha de ouro dos Jogos Mundiais, ele decidiu mudar. Como? Com a força da internet.

Desde o início do ano, Marcel é seguido por uma equipe de filmagem, que captura os detalhes da preparação de um atleta. Tombos, choros e broncas, tudo foi incluído. O resultado virou um documentário em quatro partes.

"Eu sou campeão mundial e estou me preparando para buscar o quarto título pan-americano. Quando me dei conta como o público sabe pouco sobre isso, sobre a rotina de um atleta de um esporte que é tão pouco divulgado, resolvi aceitar esse desafio de gravar o documentário", explica. "A ideia é mostrar o cotidiano de um atleta, o que é necessário para se ganhar uma medalha nos Jogos Pan-Americanos. A cada quatro anos, o público conhece essas histórias em compactos de dois minutos, em matérias nas TVs. O que eu quero é mostrar a rotina, antes do resultado", completa.

O UOL Esporte teve acesso ao material usado para criar os dois primeiros episódios. Nele, Marcel conta como começou no esporte e mostra sua viagem até Buenos Aires, onde foi para treinar para o Pan com o técnico argentino Dario Alvarez. Nos próximos capítulos, ele mostrará seu título brasileiro, a convocação para o Pan e todo o sofrimento de treinar em meio a lesões.

"As lesões que mais doem são as crônicas, aquelas que aparecem porque você está treinando demais. Quando é dor de tombo, não ligo muito. Suporto muito bem esse tipo de dor. Agora, quando é crônico, é muito mais difícil. Imagine uma dor no braço que você segue apertando. Vai inchar mais. Para um atleta, você está apertando uma, duas, duzentas vezes. A dor se torna insuportável", revela.

Parte dessas dores são fruto da longa carreira do patinador. Aos 29 anos, ele já superou a idade da maioria de seus concorrentes. "Um patinador compete até 25 anos, normalmente. Por isso, sei que esse será meu último Pan-Americano. Quatro Pan-Americanos são o suficiente para uma carreira em que conquistei tudo o que queria", revela.

Em Toronto, Marcel competirá nos dias 11 e 12 de julho, nos programas curto e longo, respectivamente.

UOL Cursos Online

Todos os cursos