Lesão nas costas tira Diego Hypolito do Pan-Americano de Toronto

Fábio Aleixo

Do UOL, em São Paulo

  • RICARDO BUFOLIN/CBG

    Diego participaria de um Pan pela quarta vez em sua carreira

    Diego participaria de um Pan pela quarta vez em sua carreira

Ginasta mais experiente da seleção brasileira, Diego Hypolito não participará dos Jogos Pan-Americanos de Toronto (CAN), em julho. Uma lesão na coluna, agravada no início do mês durante a disputa da etapa da Copa do Mundo de São Paulo, é a responsável por deixar o atleta de 28 anos fora da competição continental. Esta seria a sua quarta participação consecutiva em Pans.

Para definir a equipe que irá a Toronto, a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) está fazendo desde abril seis diferentes avaliações, sendo a última delas ocorre nesta semana em Anadia (POR). E por conta deste problema nas costas, Diego só conseguiu participar das duas primeiras. O atleta apresentou um laudo médico para a entidade atestando seu problema e acabou dispensado.

"Já é 100% certo que  o Diego não vai participar do Pan. Desde o início determinamos que a equipe seria formada após estas seis avaliações, com os dois piores resultados sendo descartados. O Diego só fez as duas primeiras e depois não pôde mais", explicou ao UOL Esporte Leonardo Finco, coordenador técnico da seleção masculina.

No momento, Diego está afastado dos treinamentos e só deve retomá-los no próximo mês. As dores nas costas o incomodaram bastante em São Paulo e ele reclamou disso. Apesar do problema, ficou com a medalha de bronze no salto sobre o cavalo e a prata no solo.

O desempenho do ginasta ao longo dos últimos meses sinalizava uma boa campanha no Pan de Toronto e a chance real de conquista de medalhas, algo que é reconhecido por Finco.

"Claro que perdemos uma possibilidade de ganhar medalhas, mas pode ser que consigamos alcançar uma boa formatação de equipe. Queremos usar o Pan como preparação para o Mundial (a partir de 23 de outubro, em Glasgow) que servirá como classificação para a Olimpíada de 2016. Este é o foco. Queremos ter equipe completa no Rio", explicou Finco.

A ausência no Pan não deve prejudicar a participação de Diego no Mundial. Para a competição em Glasgow, a CBG fará novas avaliações com atletas.

"Para o Mundial é um outro processo. Vai depender da condição dele, de estar apto e inteiro, para poder participar das competições que ocorrerão depois do Pan", completou Finco.

Diego é a segunda baixa confirmada na equipe masculina da ginástica para a disputa do Pan de Toronto. O outro é Sérgio Sasaki, que está em fase final de recuperação de cirurgia feita para reparar o ligamento cruzado e anterior do joelho direito.

Em Toronto, Diego tentará ampliar sua coleção de medalhas em Jogo Pan-Americanos. Em três participações, tem cinco medalhas de ouro e três de prata. Ele competiu em Santo Domingo-2003, Rio de Janeiro-2007 e Guadalajara-2011.

A reportagem tentou entrar em contato com o ginasta para comentar sobre sua ausência, mas não conseguiu localizá-lo.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos