Lesão nas costas tira Diego Hypolito do Pan-Americano de Toronto
Fábio Aleixo
Do UOL, em São Paulo
-
RICARDO BUFOLIN/CBG
Diego participaria de um Pan pela quarta vez em sua carreira
Ginasta mais experiente da seleção brasileira, Diego Hypolito não participará dos Jogos Pan-Americanos de Toronto (CAN), em julho. Uma lesão na coluna, agravada no início do mês durante a disputa da etapa da Copa do Mundo de São Paulo, é a responsável por deixar o atleta de 28 anos fora da competição continental. Esta seria a sua quarta participação consecutiva em Pans.
Para definir a equipe que irá a Toronto, a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) está fazendo desde abril seis diferentes avaliações, sendo a última delas ocorre nesta semana em Anadia (POR). E por conta deste problema nas costas, Diego só conseguiu participar das duas primeiras. O atleta apresentou um laudo médico para a entidade atestando seu problema e acabou dispensado.
"Já é 100% certo que o Diego não vai participar do Pan. Desde o início determinamos que a equipe seria formada após estas seis avaliações, com os dois piores resultados sendo descartados. O Diego só fez as duas primeiras e depois não pôde mais", explicou ao UOL Esporte Leonardo Finco, coordenador técnico da seleção masculina.
No momento, Diego está afastado dos treinamentos e só deve retomá-los no próximo mês. As dores nas costas o incomodaram bastante em São Paulo e ele reclamou disso. Apesar do problema, ficou com a medalha de bronze no salto sobre o cavalo e a prata no solo.
O desempenho do ginasta ao longo dos últimos meses sinalizava uma boa campanha no Pan de Toronto e a chance real de conquista de medalhas, algo que é reconhecido por Finco.
"Claro que perdemos uma possibilidade de ganhar medalhas, mas pode ser que consigamos alcançar uma boa formatação de equipe. Queremos usar o Pan como preparação para o Mundial (a partir de 23 de outubro, em Glasgow) que servirá como classificação para a Olimpíada de 2016. Este é o foco. Queremos ter equipe completa no Rio", explicou Finco.
A ausência no Pan não deve prejudicar a participação de Diego no Mundial. Para a competição em Glasgow, a CBG fará novas avaliações com atletas.
"Para o Mundial é um outro processo. Vai depender da condição dele, de estar apto e inteiro, para poder participar das competições que ocorrerão depois do Pan", completou Finco.
Diego é a segunda baixa confirmada na equipe masculina da ginástica para a disputa do Pan de Toronto. O outro é Sérgio Sasaki, que está em fase final de recuperação de cirurgia feita para reparar o ligamento cruzado e anterior do joelho direito.
Em Toronto, Diego tentará ampliar sua coleção de medalhas em Jogo Pan-Americanos. Em três participações, tem cinco medalhas de ouro e três de prata. Ele competiu em Santo Domingo-2003, Rio de Janeiro-2007 e Guadalajara-2011.
A reportagem tentou entrar em contato com o ginasta para comentar sobre sua ausência, mas não conseguiu localizá-lo.