O cantor Roberto Carlos ajudou o Brasil a conquistar neste sábado a sua segunda medalha individual na ginástica rítmica na história dos Jogos Pan-Americanos. Ao som de "Emoções", um dos maiores clássicos do Rei, Ana Paula Scheffer ganhou o bronze na disputa do arco no Pan do Rio.
A vitória no 'bambolê' ficou com a canadense Alexandra Orlando, que repetiu o feito que havia conseguido momentos antes na corda. Ela deu um novo show e terminou a prova do arco com 14,450 pontos, bem à frente da mexicana Rut Castillo, que obteve 13,850. Ana Paula Scheffer conseguiu 13,375.
"Fico feliz, com a sensação de missão cumprida, dever cumprido", disse Ana Paula, que prometeu colocar a medalha em lugar de destaque em sua coleção. "Ela vai ficar sozinha bem lá no meio", afirmou.
Tricampeão por equipes, o Brasil tradicionalmente não consegue bons resultados em disputas individuais da ginástica rítmica. Esta é apenas a segunda medalha do país em provas solo. A outra foi o bronze obtido por Tayanne Mantovaneli nas maças nos Jogos de Santo Domingo-2003.
E o Brasil poderia ter colocado outra atleta no pódio. Angélica Kvieczynski, que se apresentou com a música "Toledo", do tecladista Corciolli, ficou em quinto lugar após cometer um erro no primeiro movimento de sua apresentação.
Para conquistar a medalha de bronze, Ana Paula precisou melhorar o desempenho apresentado nas eliminatórias. A brasileira terminou a preliminar na quinta-feira apenas com a sexta melhor nota (13,200).
"Para mim este bronze foi uma surpresa. Eu quebrei o meu pé (no começo do ano) e fiquei dois meses parada. Comecei dois meses depois das outras meninas. Não era todo mundo que queria que eu estivesse aqui", falou a medalhista.