Hugo Hoyama venceu mais um jogo, foi para a semifinal do torneio de tênis de mesa e pode aumentar para dez o recorde de medalhas de ouro em Jogos Pan-Americanos. Em uma partida muito disputada, Hugo precisou de todos os sets para derrotar o cubano Dimeys Gongora nas quartas-de-final por 4 a 3, com parciais de 11-4, 8-11, 11-9, 8-11, 11-2, 10-12 e 11-6
Durante o jogo, as vitórias de sets foram alternadas. Hugo venceu o primeiro, terceiro, quinto e sétimo. No sexto set, porém, Hugo até teve condições de fechar o jogo, quando conseguiu empatar o jogo em 10 a 10. Porém o cubano se impôs e levou o jogo para o último set. Em entrevista ao canal
Sportv ele contou sobre a dificuldade do jogo: "Foi uma partida muito difícil. Depois das oitavas não tem jogo fácil".
Para conquistar a vaga nas quartas, Hugo venceu o também cubano Pavel Oxamendy. Hoyama por 4 a 2 (11-9, 12-10, 11-7, 12-14, 4-11 e 11-4), mas não sem dificuldades. O brasileiro começou abrindo 3 sets a 0, mas deixou que o cubano vencesse dois, preocupando a torcida.
Outro brasileiro também conseguiu se classificar para a semi. Thiago Monteiro venceu o argentino Pablo Tabachnki com o placar mínimo, ou seja, 4 a 0. Com parciais de 11-8, 11-6, 11-6 e 11-4, Thiago avançou para a semifinal e enfrentará Ju Lin, o atual campeão do tênis de mesa nos Jogos Pan-Americanos. O terceiro brasileiro da equipe, Gustavo Tsuboi, foi derrotado por Ju Lin nas quartas-de-final, justamente para, Lin encerrou o confronto com um placar de 4 a 1.
Os jogos das semifinais estão previstos para começar neste sábado, às 10h. O adversário de Hoyama será definido no jogo entre Eric Owens, dos Estados Unidos e Song Liu, da Argentina.
Disputa FemininaNo torneio individual feminino, a norte-americana Jun Gao venceu a dominicana Xue Wu por 4 sets a 2 e garantiu seu segundo ouro no Pan-Americano do Rio de Janeiro. O primeiro foi no torneio por equipes.