Em partida disputada no vazio Maracanã, o México venceu a Bolívia por 1 a 0 nesta sexta-feira e ficou com a medalha de bronze do futebol dos Jogos Pan-Americanos de 2007. Com gol de Esqueda, aos 8 minutos do primeiro tempo, os mexicanos garantiram o terceiro lugar do torneio masculino de futebol.
Com a medalha no Rio de Janeiro, o México repete o desempenho do Pan de Santo Domingo, em 2003, quando também levou o bronze. Na história do futebol dos Jogos, os mexicanos estão em terceiro lugar, atrás de Brasil e Argentina. O país tem três medalhas de ouro, três de prata e duas de bronze, contando com a do Rio.
A partida no Maracanã foi definida logo no início, com gol do capitão Esqueda. Depois de desperdiçar duas grandes chances, o atacante conseguiu dar vantagem ao time mexicano.
Ele recebeu bom passe na entrada da área, pela direita, entrou na área e tocou na saída do goleiro. Na segunda etapa, o México segurou o resultado e manteve o 1 a 0. Nos acréscimos do segundo tempo, Esqueda foi expulso de campo, mas o árbitro apitou o fim de jogo logo em seguida.
Ainda nesta sexta-feira, às 15h, no Maracanã, Equador e Jamaica decidem quem fica com a medalha de ouro dos Jogos Pan-Americanos. A Jamaica é a sensação do torneio, enquanto os equatorianos foram os responsáveis pela eliminação do time sub-17 do Brasil, ainda na primeira fase.