O Canadá conquistou nesta quinta-feira a medalha de bronze no futebol dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, depois de vitória por 2 a 1 sobre as mexicanas, no Maracanã. Kristina Kiss e Christine Sinclair anotaram os gols das canadenses, enquanto Teresa Worbis fez o gol de honra para as mexicanas.
Com o terceiro lugar, o Canadá volta a subir no pódio do Pan-Americano. Em 2003, nos Jogos de Santo Domingo, as canadenses conquistaram a medalha de prata, depois de perderem na decisão para o Brasil.
Na partida desta quinta, elas não tiveram dificuldades para abrir 2 a 0 sobre o México e depois administrar o resultado. Aos 20 minutos de jogo, Sinclair inaugurou o marcador. Após cruzamento da direita, a defesa mexicana vacilou e a bola sobrou na segunda trave para a centroavante canadense, que dominou a bola e abriu o placar do jogo.
No fim da primeira etapa, as canadenses ampliaram, em cobrança de pênalti. Sinclair foi derrubada na área e Kiss foi encarregada de converter para fazer 2 a 0, já nos acréscimos do árbitro.
No segundo tempo, com a vantagem, o Canadá administrou o jogo e tocou a bola. As mexicanas descontaram, também de pênalti, com Worbis, aos 20 minutos. Mesmo com o gol, o México não conseguiu o empate e foi neutralizado pela sólida defesa canadense.
Logo mais, às 12h, a seleção brasileira enfrenta os Estados Unidos, também no Maracanã, em busca da medalha de ouro e do bicampeonato pan-americano. A final pode ser uma vingança da Olimpíada de Atenas, em 2004, quando as brasileiras foram derrotadas pelas americanas, em jogo com arbitragem bem prejudicial ao Brasil.