UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

25/07/2007 - 21h16

Bicampeonato pan-americano é "recomeço" para Maurren Maggi

Fernanda Brambilla
Enviada especial do UOL
No Rio de Janeiro

"Essa noite marca o recomeço da minha vida". Com essa frase, a saltadora Maurren Maggi comemorou a conquista da medalha de ouro no salto em distância dos Jogos Pan-Americanos do Rio.

"Depois de tudo o que eu passei na minha vida, finalmente esse período ficou para trás. Foram oito anos de espera. Minha primeira grande conquista foi em Winnipeg-99. O segundo Pan, que deveria ser em Santo Domingo-03, foi adiado para que eu pudesse comemorar de forma ainda maior, e na minha casa."

No Pan de Santo Domingo-2003, Maurren era favorita absoluta ao ouroe ao bicampeonato, mas acabou fora da competição por ter sido flagrada em um exame antidoping. Na ocasião, a brasileira alegou o uso de um creme cicatrizante.

"Em janeiro de 2006, quando voltei a treinar, nem meu treinador acreditou. Depois de duas semanas indo todo dia na caixa de areia, ele voltou a me passar treinos", lembra, emocionada. "Ninguém acreditava em mim. O Nélio (Moura, seu técnico) brincava e dizia que eu era só o pó. A calça de lycra ficava larga em mim, de tão magra. Agora não, já está justinha de novo."

Para o treinador da saltadora, o atletismo é a terapia de Maurren. "Isso faz muito bem para ela. Competir, ver a torcida, saltar, tudo isso ajuda ela muito a se manter forte", comentou o técnico. "Foi uma surpresa muito grande ela ter voltado, depois de tantos problemas, como o doping e o nascimento da filha dela."

Depois da prova, Maurren ligou para a filha, Sofia, que está com a mãe em São Carlos. "Estava todo mundo junto torcendo por mim, minha família toda", disse a saltadora.

Atualmente, Maurren é a terceira do ranking mundial em salto em distância. "Meu objetivo é fechar o ano entre as oito. Já vou estar muito feliz", disse a brasileira.