Algoz da seleção brasileira na primeira fase do torneio de futebol do Pan-Americano, o Equador assegurou nesta terça-feira vaga na decisão pelo ouro com a vitória por 1 a 0 sobre a Bolívia no estádio do Maracanã.
O gol da vitória dos equatorianos foi marcado aos 19min do segundo tempo, por Carlos Delgado.
A final masculina do futebol pan-americano, que acontece na próxima sexta-feira, mais uma vez no Maracanã (15h, horário de Brasília), reunirá as seleções de Equador e Jamaica.
No outro confronto semifinal, disputado também nesta terça, os jamaicanos garantiram a passagem para a disputa da medalha de ouro ao derrotar o México por 5 a 4 nos pênaltis, após empate sem gols no tempo normal.
Na primeira fase, os equatorianos foram os responsáveis pela eliminação da seleção brasileira, com a vitória por 4 a 2 na rodada final do grupo A, no último sábado.
Derrotada nesta terça, a seleção da Bolívia disputará o bronze contra o México. A equipe ganhou nos últimos dias um incentivo adicional na disputa dos Jogos Pan-Americanos. O presidente do país, Evo Morales, prometeu aos jogadores do time uma bonificação financeira em caso de medalha.