UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

21/07/2007 - 10h36

Patinação artística conta com "showman" para garantir medalha

Da Redação
Em São Paulo

A patinação artística do Brasil inicia sua caminhada nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro neste sábado. E o maior trunfo da equipe brasileira é Marcel Sturmer, que lutará pelo bicampeonato da competição.

SANTO DOMINGO
COB/Divulgação
No Pan de Santo Domingo, o Brasil conquistou duas medalhas nos Jogos. Atualmente, Marcel Sturmer responde como principal atleta do país. Com dois quintos lugares em Mundiais Jr e Sênior, o gaúcho de 22 anos é campeão pan-americano. Com o ouro de Sturmer e o bronze no feminino de Mayra Ramos, o Brasil liderou o quadro de medalhas da patinação.
O "showman", como é conhecido, acredita que o apoio da torcida será essencial para a conquista da medalha. Por isso, ele bolou uma apresentação especial para os Jogos. O patinador promete empolgar o público com sua atuação.

"A patinação é um esporte que tem que mexer com a torcida. Como vou atuar em casa, seria muito burro se não fizesse nada para usar isso a meu favor", ponderou.

"Minha coreografia foi feita especialmente para o Pan. Vou fazer dribles, simular vôlei, e até chutar um pênalti. Quero fazer a torcida vibrar comigo".

Na busca pelo ouro, o principal adversário de Sturmmer será o argentino Daniel Arriola. Os dois se enfrentam constantemente em competições internacionais. No último Mundial da modalidade, o argentino foi melhor, ao conquistar o terceiro lugar, enquanto o brasileiro ficou em quinto.

Mas no Pan de Santo Domingo-2003, a história foi diferente: Sturmer ficou com a medalha de ouro, deixando o argentino com a prata.

Se Marcel fez uma preparação cuidadosa para o Pan, o mesmo não pode se dizer da representante feminina da patinação, Juliana Almeida. Com apenas 16 anos, a patinadora chega ao Rio ainda assimilando a surpreendente classificação para os Jogos.

Na seletiva para o Pan, realizada em maio deste ano em Santos, Juliana venceu a favorita Mayra Ramos, medalha de bronze em Santo Domingo-2003. "Consegui mostrar na seletiva tudo o que eu tinha melhorado nos treinos. Mas confesso que a vitória foi uma surpresa para mim", afirmou.

A brasileira, junto com mais cinco pré-selecionados para o Pan, passou por um "intensivão" nos Estados Unidos. Ela aposta nisto e na superação para surpreender no Pan. "Ela ralou muito lá, foi visível a diferença", confirmou o treinador de Juliana, Max Coelho.