UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

21/07/2007 - 11h54

Kaio Márcio é ouro nos 200 m borboleta e se anima para Pequim

Fernanda Brambilla
Enviada especial do UOL
No Rio de Janeiro

Kaio Márcio conquistou nos 200 m borboleta sua segunda medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos. Com o tempo de 1min55s45, ele obteve, além da 21º medalha para o Brasil - a décima de ouro -, o novo recorde sul-americano, que era de 1min57s38. O recorde mundial (1min52s09) pertence ao norte-americano Michael Phelps.

Caio Guatelli/FI
Kaio Márcio bateu recorde sul-americano com sobras e ganha segundo ouro no Pan
PERFIL DE KAIO MÁRCIO
PÁGINA ESPECIAL DE NATAÇÃO
ÁLBUM DE FOTOS DA MODALIDADE
A marca superou em dois segundos o melhor tempo do paraibano, e aumenta suas expectativas para Pequim-08. Antes do Pan, o último índice de Kaio nos 200 m borboleta era 1m57s99.

"Não esperava nadar tão forte, meu objetivo era conseguir 1min56, então pra mim foi uma grande surpresa e essa é minha maior conquista nesse Pan", comemorou Kaio, que há três anos tentava repetir seu recorde sul-americano. "Agora vou tirar uma semana de férias e passar a pensar na Olimpíada. O que aconteceu em Atenas foi uma fatalidade, não era para ter nadado tão mal. Espero reverter isso em Pequim."

A outra medalha de Kaio foi na prova dos 100 m borboleta. O nadador conquistou o ouro na manhã da quarta-feira, no Parque Aquático Maria Lenk. Na prova, Kaio deixou logo atrás o brasileiro Gabriel Mangabeira, outro brasileiro na prova. Na ocasião, o Brasil fez a primera dobradinha no Pan.

"O Pan foi tudo o que eu esperava. Tentei fazer meu melhor tempo também nos 100 m e não consegui, mas fica para a próxima. Foi muito bom ter cumprido com as minhas expectativas, de vencer as minhas provas e superar essa marca dos 200 m borboleta, que só me dá mais ânimo para treinar", disse Kaio.

O nadador de 22 anos, que teve como companheiros no pódio o norte-americano Eddie Erazo (prata) e o mexicano Juan José Davila (bronze), pode ainda conquistar mais uma medalha no Pan. Neste domingo ele estará na disputa do revezamento 4 x 100 m medley, ao lado Thiago Pereira, Henrique Barbosa e César Cielo.

Kaio é o recordista mundial dos 50 m nado borboleta em piscina curta (25 metros), com a marca de 22s60 registrada em dezembro de 2005, em Santos, no litoral paulista. Também é campeão mundial dos 100 m borboleta em piscina curta, título conquistado em Xangai, na China, em abril de 2006. Na temporada 2005/2006 da Copa do Mundo, venceu as nove provas que disputou.

Kaio adiantou ainda que pretende passar temporadas nos Estados Unidos e na Europa, mas que seguirá morando na Paraíba. No início do ano, o nadador trocou de treinador - antes, era acompanhado por Léo Arruda, e agora é treinado por Rosane Carneiro.

No fim do ano passado, Kaio sofreu uma lesão no ombro e ficou um mês parado. Durante todo o primeiro semestre, o nadador sofreu com outros pequenos problemas que prejudicaram sua recuperação, como uma tendinite no pé e uma estomatite.