UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

19/07/2007 - 14h17

Deise Falci é eliminada na prova feminina do sabre

Da Redação
Em São Paulo*

Única representante do Brasil na prova feminina do sabre, da esgrima, Deise Falci não conseguiu chegar às oitavas-de-final dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. Nesta quinta-feira, a baiana perdeu para a porto-riquenha Melanie Mercado Mendez por apenas um ponto de diferença - 15 a 14 - e foi eliminada da competição.

Na fase de grupos, pela manhã, Deise havia vencido dois de seus seis confrontos, contra a colombiana Nancy Vanegas (5 a 1) e contra a mexicana Giselle Martinez-Elizalde (5 a 3).

O Pan do Rio foi a primeira competição de Deise pela seleção brasileira após quatro anos de afastamento. Sem concordar com o critério de testes físicos elaborado pela Confederação Brasileira, a atleta não participava de competições internacionais desde 2003.

O Brasil deveria contar com duas representantes no sabre nos Jogos deste ano. No entanto, Lívia Lanzoni, a outra brasileira classificada para o torneio, sofreu um acidente de moto a menos de duas semanas do Pan e teve de ser cortada. Ela não tinha reservas, e a delegação brasileira ficou com uma esgrimista a menos.

Cuba termina com o ouro
A esgrimista Mailyn González, de Cuba, conseguiu sobreviver a todos os combates e terminou com a medalha de ouro. González derrotou a norte-americana Alexis Jemal por 15 toques a 12.

Com as medalhas de bronze ficaram a canandense Sandra Sassine, que perdeu para a cubana por 15 a 12 e a norte-americana Emma Baratta, que só conseguiu efetuar sete toques na adversária compatriota, Jemal.

*Atualizada às 18h30