O quarteto brasileiro Alex Arseno, Hernandes Quadri Jr., Rodrigo Silva e Roberson Silva não conseguiu ficar entre os quatro melhores nas eliminatórias de ciclismo 4.000 metros perseguição por equipe, e estão fora das finais no Complexo do Autódromo.
Os ciclistas de Chile e Colômbia fizeram os dois melhores tempos na classificação e, na final, os chilenos levaram a melhor e ficaram com o ouro. Na decisão do bronze, a Venezuela venceu a Argentina.
Na classificação da velocidade olímpica, a equipe brasileira, formada por Fernando Firmino, Marcos Alcantara e Davi Romeo, teve um problema e não conseguiu completar a prova. O pé de um dos ciclistas escapou do pedal, e o Brasil ficou sem tempo. Cuba e Venezuela decidem o ouro e Argentina e Colômbia, o bronze, na quinta-feira.
Na final feminina de velocidade, a colombiana Diana María García se proclamou campeã pan-americana ao vencer a cubana Lizandra Guerra na final, depois de se repetir a última série por decisão dos juízes.
A ciclista caribenha já estava celebrando a medalha de ouro, com a bandeira cubana, quando os árbitros anunciaram a repetição.
* Com agências internacionais