O favoritismo era na prova feminina, com Jaqueline Mourão, mas a medalha veio com os homens. E com o menos favorito dos brasileiros. Neste sábado, Rubens Valeriano Donizete, o Rubinho, terminou em segundo lugar na prova de mountain bike do Pan-Americano do Rio de Janeiro.
Sob um forte calor no Morro do Outeiro, o brasileirou superou favoritos dos Estados Unidos e do Canadá. Rubinho foi uma adição de última hora da equipe, entrando no lugar de Edvando Souza Cruz, medalhista do Pan de Santo Domingo.
O ouro ficou com o norte-americano Adam Craig, que dominou toda a prova, liderando desde a primeira volta, e concluiu o percurso em 2h05min21s. Rubinho surpreendeu ao aparecer em segundo lugar já na segunda volta, controlando a vantagem do norte-americano durante todo o percurso. O brasileiro cruzou a linha de chegada 1min47s atrás de Craig.
Ao final da prova, o atual líder do ranking nacional ainda não acreditava na conquista. "Já desci no final não acreditando. Tava achando que um quarto, quinto lugar estava ótimo. Mas a prata foi demais. Não estava esperando esse prêmio. Os americanos e canadenses são muito fortes", afirmou Rubinho. "Eu arranquei logo na primeira volta para tentar chegar no americano. Mas quando conseguia enconstar nele na mata, ele abria no plano".
O outro brasileiro na disputa, Ricardo Pscheidt, se manteve no segundo pelotão na primeira metade da prova, mas na quarta volta conseguiu chegar à terceira colocação. O ciclista abriu mais de 1 minuto de vantagem para o quarto colocado mas foi ultrapassado por dois adversários.
Com isso, Pscheidt terminou a prova na quinta colocação, a 4min27s do campeão, deixando o bronze para o mexicano argentino Dario Gasco, que concluiu o percurso 2min16s depois de Craig. O mexicano Ignacio Torres foi o quarto colocado.
*Atualizada às 14h53