UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

Brasil paraolímpico é mais forte que o "olímpico"

Arquivo Folha

Clodoaldo Silva é o maior medalhista paraolímpico brasileiro na história

A primeira participação brasileira em Paraolimpíadas aconteceu em 1972, na cidade alemã de Heidelberg. Quatro anos depois, nos Jogos de Toronto, o Brasil conquistava suas primeiras medalhas: duas pratas na bocha, com Robson Sampaio de Almeida e Luís Carlos "Curtinho".

Em Arnhem-1980, o Brasil levou apenas um nadador e a equipe de basquete em cadeira de rodas, não ganhando nenhuma medalha. A virada aconteceu em 1984. As Paraolimpíadas foram disputadas em dois locais distintos: Nova York, nos Estados Unidos, e Stoke Mandeville, na Inglaterra. E o Brasil fez sua melhor campanha, conquistando 27 medalhas (sete de ouro, 14 de prata e seis de bronze).

Em Seul-1988, o Brasil também conquistou 27 medalhas (quatro de ouro, 10 de prata e 13 de bronze), ficando na 25ª colocação. Nos Jogos de Barcelona-1992, a delegação brasileira terminou em 30º lugar, conquistando três medalhas de ouro e quatro de bronze. Em Atlanta-1996, os 58 atletas que participaram dos Jogos conquistaram 21 medalhas, sendo duas de ouro, seis de prata e 13 de bronze.

Em 1999, a delegação brasileira participaria dos primeiros Jogos Parapan-Americanos da história, na Cidade do México. Conquistou 107 ouros e serviu de combustivel para a preparação para o ano seguinte.

Em Sydney-2000, a delegação brasileira realizou sua segunda melhor campanha da história. Foram 22 medalhas, sendo seis de ouro, 10 de prata e seis de bronze. O grande destaque foi a velocista Ádria Santos, que conquistou duas medalhas de ouros com dois recordes mundiais e uma de prata nas provas para deficientes visuais no atletismo.

No Parapan da Argentina, em 2003, o Brasil teve um desempenho pior que o de quatro anos antes. Conquistou 81 ouros, mas revelou Clodoaldo Silva - maior medalhista brasileiro das paraolímpiadas. Em Atenas-2004, ele conseguiria seis ouros na natação e o Brasil faria sua melhor participação com 14 ouros - fato, aliás, nunca alcançado pelo "esporte olímpico".