UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

São Vicente e Granadinas

Lanterna tem medalha não contabilizada no Pan

Arte UOL

O vincentino Eswort Coombs não imaginava que ao deixar de lado o sonho de ser um profissional de telecomunicações e se dedicar à corrida estaria dando grande um passo para se tornar uma das maiores lendas do esporte em São Vicente e Granadinas.

Descendente dos negros africanos que os colonizadores ingleses trouxeram para trabalhar como escravos, hoje ele é o dono da única medalha já conquistada pelo país nos Jogos Pan-Americanos, depois de quatro participações (1991, 1995, 1999 e 2003). O feito ocorreu na prova de 400 metros rasos em Mar del Plata, em 1995: com o tempo de 45s68, Coombs ganhou o bronze.

É graças a essa única medalha que São Vicente e Granadinas está empatado na 37ª e última colocação do ranking pan-americano, ao lado de Santa Lucia e Antígua e Barbuda.

O país é composto por diversas ilhas. Só as Granadinas totalizam 31, que dispostas entre o Mar do Caribe e o Atlântico Norte têm apenas 45 km². Mesmo contando com os 344 km² da principal ilha do arquipélago, São Vicente, a nação ainda é 24 mil vezes menor que o Brasil.

Explorado em 1498 por Cristóvão Colombo e disputado pela Grã-Bretanha e pela França, São Vicente tornou-se colônia britânica em 1763. Dez anos depois, os caraíbas, que compunham a população nativa, conseguiram poder e dividiram a ilha com os ingleses. Não durou muito tempo. Em 1797 a maioria dos indígenas havia sido deportada para as ilhas do Golfo de Honduras e o poder voltava para as mãos britânicas. Hoje, os nativos não chegam a contabilizar 2% da população vincentina.

O domínio de Londres se manteve até 1958. O país, então, se uniu à Jamaica e Trinidad e Tobago, formando a Federação das Índias Ocidentais. É aí que um detalhe esportivo, que o colocaria na 35º posição do ranking, ficou perdido na história. Foi uma medalha de prata, conquistada por Maurice King na categoria pena do levantamento de peso, no Pan de 1959, em Chicago. Entretanto, como São Vicente e Granadinas não competia como país independente, mas dentro da federação, o feito foi contabilizado para a Jamaica.

A extinção da Federação das Índias Ocidentais em 1962 levou ao processo que resultou na independência plena de São Vicente e Granadinas em 26 de outubro de 1979. Mesmo assim, o país ainda faz parte da Comunidade Britânia e participa dos Jogos da Commonwealth. Seu governo é parlamentarista, mas governador-geral ainda é chancelado pela rainha Elisabeth.

Para os Jogos no Rio de Janeiro, as ambições de São Vicente e Granadinas não são muitas. Com um programa de treinamento de atletismo ainda em andamento, resta contar com os nomes que já estão na cena esportiva.

Quadro de medalhas de São Vicente e Granadinas

Países OuroOuro PrataPrata BronzeBronze Total
1995 Mar del Plata 0 0 1 1
TOTAL DE MEDALHAS 0 0 1 1