UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

Santa Lúcia

País tem mais prêmios Nobel que pódios em Pan

Arte UOL

Ilha vulcânica banhada pelo oceano Atlântico e pelo mar do Caribe, Santa Lúcia é um belo porto natural. Disputada pelos ingleses e franceses nos séculos 17 e 18, mudou de posse 14 vezes até ser finalmente cedida ao Reino Unido em 1814. Mesmo após a abolição dos escravos em 1834, Santa Lúcia continuou sendo uma ilha agrícola, dedicada a produção e colheita de frutos tropicais. Com governo próprio foi livre em 1967 e independente apenas em 1979.

Suas montanhas, cortadas por vales cobertos de vegetação e rios de água transparente, fornecem belos cenários naturais. A ilha baseia sua economia na agricultura, com destaque para a produção de banana. Seu nome, de acordo de acordo com a tradição, foi dado depois que navegantes franceses naufragaram na ilha em 13 de dezembro de 1502, no dia de Santa Lúcia.

No esporte, o futebol é muito conhecido, e o brasileiro, o mais admirado. O tênis e o basquete são os novos esportes que têm conquistado muitos simpatizantes no país. Como parte da herança inglesa, o críquete é a modalidade mais popular da ilha. A temporada começa em março e se estende até agosto.

O país é o caçula dos Jogos Pan-Americanos, participou pela primeira vez em 1995, e alcançou o pódio apenas uma vez na história, nos Jogos de Santo Domingo, em 2003, quando foi representada pelo atletismo, a natação e a vela. O desempenho esportivo contrasta com os feitos intelectuais: a ilha tem dois prêmios Nobel.

A jovem atleta Natasha Sara Georgeos quer representar o país na natação novamente, e acredita na conquista de uma melhor colocação, após ser eliminada na primeira etapa em 2003. Em Olimpíadas, o grande feito do país foi ter participado de três edições: em 1996, nos Jogos de Atlanta, em 2000, em Sydney, e em 2004, em Atenas.

O país vive em uma entressafra do esporte. Muitos de seus atletas, em busca de melhores condições de treinamento, estão indo para os Estados Unidos. Os melhores esportistas do país estão se aposentando, e para voltar a sonhar com outra medalha, Santa Lucia está em busca de novos talentos.

Quadro de medalhas de Santa Lúcia

Países OuroOuro PrataPrata BronzeBronze Total
TOTAL DE MEDALHAS 0 0 1 1