UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

Granada

"Ilha Apimentada" só encerrou jejum em 2003

Arte UOL

Granada é conhecida como "a ilha apimentada", por ter uma boa produção de condimentos como pimenta, cravo, canela, noz moscada e gengibre. Na política, porém, a situação ficou realmente quente em 1983, quando a ilha foi invadida por tropas norte-americanas.

Independente desde 1974, Granada se aproximou de Cuba e recebia apoio militar e técnico do regime de Fidel Castro. Descontentes com a situação, os EUA temiam um vértice socialista com Cuba, Nicarágua e Granada. A solução encontrada foi uma invasão, realizada em outubro de 1983.

A ilha passou da França para o Reino Unido em 1763. O passado francês é percebido nomes dos lugares e sobrenomes dos habitantes, além de algumas gírias da linguagem diária. A influência é também evidente na comida e na arquitetura. Na música, porém, soca, calipso e reggae mostram a cultura negra na identidade local.

No esporte, o atletismo conquistou o reconhecimento. Futebol, tênis, basquete e críquete são esportes em ascensão na ilha. E 2007 marca, pela primeira vez na história, Granada como sede da Copa do Mundo de Críquete.

O Comitê Olímpico de Granada foi criado em 1984, mesmo ano da primeira participação nos Jogos Olímpicos de Los Angeles. No Pan, conquistou duas medalhas em toda a história. Mas Granada só abandonou a lista dos países sem pódio em Santo Domingo, em 2003, quando conquistou uma prata e um bronze, ambas no atletismo.

Mesmo com os bons resultados do atletismo e da natação nos Jogos do Caribe, o boxe é o esporte de grandes ídolos no país. Godfrey Jones e Shane Joseph estão entre os nomes mais conhecidos da ilha. Mas o principal pugilista é Andy Grant, que esteve presente em Santo Domingo. Além de ser um esportista exemplar, Grant é o principal modelo do país, e a torcida feminina está a favor dele.

Quadro de medalhas de Granada

Países OuroOuro PrataPrata BronzeBronze Total
2003 Santo Domingo 0 1 1 2
TOTAL DE MEDALHAS 0 1 1 2