UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

Bermudas

País tenta se distanciar da 'maldição do triângulo'

Arte UOL

Bermudas fez fama mundial por causa de uma região apontada como "mística e amaldiçoada". A colônia britânica no Oceano Atlântico é um dos vértices do Triângulo das Bermudas (ao lado da Flórida e de Porto Rico), onde vários navios e aviões desapareceram, alguns sem deixar vestígios. A área também é conhecida como "Triângulo do Diabo", "Mar da Confusão" e "O Porto dos Navios Desaparecidos".

Além disso, o país viu nascer uma das maiores inovações da moda. Por causa de uma lei que proibia as mulheres de mostrarem as pernas, foi criado um calção grande, abaixo do joelho, que acabou batizados com o nome da ilha. Hoje, as bermudas são conhecidas por homens e mulheres do mundo inteiro.

O país é constituído por uma ilha principal e um conjunto de ilhotas interligadas por pontes rodoviárias. O território mais próximo é a costa leste dos Estados Unidos. Por esse motivo, e também por fazer parte da Placa Americana, inclui-se a Bermuda na América do Norte. O turismo, sustentado principalmente pelos norte-americanos, é a principal fonte de renda.

Os britânicos ocuparam Bermudas em 1609, mas apenas em 1684 o país se tornou colônia. A Constituição de 1968 garante ao arquipélago autonomia em assuntos internos, mantendo sob responsabilidade da metrópole as políticas externa e de defesa. Um referendo buscando a independência total de Bermudas é defendido desde 1995, mas ainda não saiu do papel.

No âmbito esportivo, Bermudas participou do Pan-Americano pela primeira vez em 1959, em Chicago. De lá para cá, só não disputou os Jogos em 1963, em São Paulo. Mas a alegria de conquistar uma medalha de ouro veio apenas no ano de 1999, em Winnipeg. A amazona Mary Jane Tumbridge venceu o concurso completo de equitação, deixando para trás das favoritas norte-americanas.

Além do hipismo, o país que tem como esportes mais praticados a vela e o críquete (esta última modalidade está fora do programa pan-americano). Para o Pan-Americano do Rio de Janeiro, Bermudas será representada na natação, na vela, no hipismo, no atletismo e no boliche.

Nas Olimpíadas, Bermudas ganhou uma única medalha, no boxe, em Montréal-76. Em Atenas-04, conseguiu colocar a primeira atleta negra em uma prova dos saltos ornamentais: Katura Horton-Perinchief foi a responsável pelo feito.

Quadro de medalhas de Bermudas

Países OuroOuro PrataPrata BronzeBronze Total
1967 Winnipeg 0 1 1 2
1987 Indianápolis 0 0 1 1
1995 Mar del Plata 0 0 1 1
1999 Winnipeg 1 2 0 3
2003 Santo Domingo 0 1 0 1
TOTAL DE MEDALHAS 1 4 3 8