UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
O jogo de vôlei de praia é disputado em dois sets de 21 pontos, com uma dupla - masculina ou feminina - para cada lado. Se necessário, há ainda um último set de 15 pontos. Caso a partida esteja empatada em 20 a 20 ou 14 a 14, vence a dupla que abrir uma margem de dois pontos.

Desde 2001, está em vigor a regra do ponto direto ou sistema de contagem contínua, sem a antiga vantagem. Os pontos são válidos cada vez que uma das duplas colocar a bola no chão da quadra do adversário (incluindo o toque de bloqueio).

No rali, cada dupla pode tocar na bola no máximo três vezes antes de devolvê-la pro outro lado. Um jogador não pode segurar a bola nem tocá-la duas vezes seguidas, mas pode bater na bola com qualquer parte do corpo, inclusive os pés.

A dupla que conseguir vencer o ponto obtém o direito de sacar. Cada jogador da dupla se reveza na hora do saque. Se a dupla que tem o saque vence o ponto, o mesmo jogador mantém-se no serviço.

Após o saque, a bola pode tocar na rede e, se isso ocorrer e cair na quadra adversária, o jogo prossegue. Se o saque ficar retido na rede é ponto do adversário. Quando um jogador de vôlei de praia encostar qualquer parte do corpo na rede, a dupla perde o ponto.

A cada sete pontos, as duplas trocam de lado na quadra e cada dupla tem direito a dois tempos de 30 segundos por set. No tie-break, a troca do lado de quadra é feita a cada cinco pontos.

A quadra de areia mede 16 m de comprimento por 8 m de largura. A rede, que mede 8,5 m de comprimento por 1 m de largura, é fixada a uma altura de 2,43 m para homens e 2,24 m para as mulheres. A areia utilizada é composta por grãos finos e soltos, com uma profundidade mínima de 40 cm.

Já a bola deve ser esférica, feita de material flexível (couro, couro sintético ou similar) e que não absorva água. Ele deve ter cores brilhantes, circunferência de 66 cm a 68 cm e peso entre 260 g e 280 g.