UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

Potência mundial, Brasil busca espaço no Pan

AFP

Ricardo e Emanuel exibem ouro conquistado em Atenas-2004

Praticado no Brasil desde a década de 40, no Rio de Janeiro, o vôlei de praia teve forte impulso nos anos 80, quando estrelas da quadra passaram a fazer exibições pelo país. Renan, William, Bernard e Montanaro, todos medalhistas de prata em Los Angeles-1984, participaram de competições em Ipanema, no Rio de Janeiro, e Guarujá, em São Paulo.

No início dos anos 90, o Brasil se firmou com uma das principais forças do esporte, realizando diversas competições internacionais promovidas pela FIVB (Federação Internacional de Vôlei). Em Atlanta-1996, o vôlei de praia fez sua estréia em Olimpíadas. O Brasil, que naquela época já era a maior potência do esporte, confirmou seu favoritismo apenas no feminino.

Duas duplas brasileiras fizeram a final. Jacqueline Silva e Sandra Pires ficaram com o ouro, e Mônica Rodrigues e Adriana Samuel, com a prata. No masculino, o Brasil foi representado pelas parcerias Emanuel/Zé Marco e Franco/Roberto Lopes. As duas duplas, consideradas favoritas, decepcionaram e não chegaram nas primeiras posições.

Em Sydney-2000, as duplas brasileiras chegaram novamente como francas favoritas. O Brasil confirmou as expectativas e, ao todo, conquistou três medalhas, porém, nenhuma de ouro. Líderes do ranking, os brasileiros acabaram tendo que se contentar com os lugares mais baixos do pódio.

Entre as mulheres, o sentimento de decepção foi menor, afinal foram duas medalhas em duas possíveis. Adriana Behar e Shelda ganharam a medalha de prata, e Adriana Samuel e Sandra Pires, o bronze. No torneio masculino, embora Zé Marco e Ricardo tenham ficado com a medalha de prata, a outra dupla brasileira, formada por Emanuel e Loiola, foi eliminada nas oitavas-de-final.

A redenção masculina nas Olimpíadas aconteceu apenas em Atenas-2004. Com uma campanha perfeita (sete vitórias em sete partidas, com apenas três sets perdidos), Ricardo e Emanuel finalmente conquistaram uma medalha de ouro para o Brasil no masculino. No feminino, Adriana Behar e Shelda repetiram a prata de quatro anos antes, desta vez perdendo para as favoritas norte-americanas Kerri Walsh e Misty May.

Na história dos Jogos Pan-Americanos, o Brasil tem apenas uma única medalha de ouro. Adriana behar e Shelda ganharam a primeira edição da competição, em Winnipeg-1999. No mesmo ano, Lula e Adriano foram vice-campeões e Franco e Roberto Lopes ficaram com o bronze.

Em Santo Domingo-2003, as principais duplas do país desistiram de disputar a competição. Assim, o Brasil foi representado por atletas que estavam longe da elite da modalidade. Luizão e Paulo Emílio ainda garantiram a medalha de prata, enquanto Ana Richa e Larissa levaram o bronze.

Após o Pan na República Dominicana, Larissa passou a fazer dupla com Juliana. E a parceria precisou de pouco tempo para ser a principal do país, conquistando o Circuito Mundial em 2005 e 2006. Elas acabaram com a hegemonia de Adriana Behar e Shelda na competição.

O Circuito Mundial é o campeonato que mais vê o domínio do Brasil. Ao todo já foram 24 títulos, sendo 12 no masculino e outros 12 no feminino. Behar e Shelda ganharam o título seis vezes, enquanto Ricardo e Emanuel foram campeões em cinco oportunidades.