UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Juliana Felisberta Silva

Data e local de nascimento:
22/07/1983, em Santos (SP)

Peso/Altura:
63 kg /1,77 m

Residência:
Fortaleza (CE)

Parceria:
Larissa

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan-2007:
Medalha de ouro

Juliana

A santista Juliana, ao lado de Larissa, conquistou o ouro do vôlei de praia dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro de forma incontestável, sem perder nenhum set, ratificando o seu favoritismo.

Juliana, que começou a jogar vôlei de praia para fugir das aulas de educação física do colégio, teve uma grande professora na modalidade. Uma das primeiras parceiras da atleta santista foi Jackie Silva, campeã olímpica em Atlanta-1996. As duas disputaram duas etapas do Circuito Mundial de 2003, mas ficaram longe do pódio.

Se a estréia internacional de Juliana foi marcada pela fama da parceira, a segunda temporada da atleta mostrou as qualidades da jogadora. Já ao lado de Larissa, Juliana ganhou sua primeira etapa do Circuito Mundial, em Mallorca (na Espanha), terminando o campeonato em quarto lugar.

Nas temporadas seguintes, entretanto, Juliana e Larissa acabaram com a hegemonia de Adriana Behar e Shelda e conquistaram o Circuito Mundial por duas vezes. O ano de 2006 foi especialmente bom, com 12 pódios (sendo sete vitórias) em 13 etapas. O domínio foi tão grande que a dupla não teve dificuldade para garantir a vaga no Pan.

A parceria com Larissa começou a ser formada em 2002. As duas disputariam juntas o Mundial sub-21 na Itália, mas uma lesão impediu que a amiga participasse do torneio. Juliana jogou o Mundial ao lado de Taiana e acabou ficando com o título. Depois, foi a vez de a própria Juliana se machucar. Uma lesão no joelho esquerdo deixou a jogadora oito meses longe das areias, adiando mais uma vez a parceria com Larissa.

Quando voltou a atuar, Juliana fez novamente dupla com Taiana. Depois, jogou também com Thati antes de formar parceria com Jackie Silva. Apenas em 2004 é que finalmente conseguiu atuar ao lado de Larissa, com quem ganhou, além do bicampeonato do Circuito Mundial, dois títulos brasileiros.

Individualmente, Juliana foi eleita a melhor jogadora do Circuito Brasileiro de 2005. No mesmo ano, ganhou o Rainha da Praia e o prêmio Brasil Olímpico entregue pelo COB.