UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Emanuel Fernando Scheffer Rego

Data e local de nascimento:
15/04/1973, em Curitiba (PR)

Peso/Altura:
82 kg /1,90 m

Residência:
João Pessoa (PB)

Parceria:
Ricardo

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan-2007:
Medalha de ouro

Emanuel

Ao lado de Ricardo, Emanuel conquistou uma medalha ainda inédita na carreira dos dois: o ouro dos Jogos Pan-Americanos, e ainda por cima perante a torcida local, no Rio de Janeiro.

O jogador é um dos principais da história do vôlei de praia. Com quase 70 títulos, é o maior vencedor do Circuito Mundial. Foi eleito o principal jogador da modalidade na década de 90. A carreira, entretanto, começou no vôlei de quadra, sem muito sucesso. Ele decolou apenas quando migrou para a praia, no início da década de 90. Com o primeiro parceiro, Aloízio, conquistou em 1994 o título do Circuito Brasileiro -hoje soma seis.

Antes de formar a dupla quase perfeita com Ricardo, Emanuel teve Loiola, Zé Marco e Tande -todos excelentes jogadores- como parceiros. Não à toa, em toda sua carreira o paranaense ostenta a notável marca de oito títulos do Circuito Mundial. Só faltava mesmo vencer a Olimpíada, em que ele colecionava decepções: primeiro, com Zé Marco, em Atlanta-1996. Depois, com Loiola, em Sydney-2000.

Com Zé Marco, conquistou o Circuito Mundial em 1996 e em 1997. Ao lado de Loiola, levou o título da competição em 1999. Com Tande, foi campeão em 2001. No fim da temporada seguinte, desfizeram a dupla. Na busca do parceiro ideal, Emanuel encontrou o baiano Ricardo, um jogador que, ao contrário da maioria, já "nasceu" na praia. No fim de 2002, quando a dupla foi formada, Ricardo também colecionava títulos com ex-parceiros de Emanuel.

A dupla logo ganhou dois títulos do Circuito Mundial e foi para a Olimpíada de Atenas como favorita. Com sete vitórias em sete jogos (tendo perdido apenas três sets), Emanuel e Ricardo confirmaram o favoritismo e ficaram com a medalha de ouro, acabando com a sina do Brasil na competição.

Depois dos Jogos Olímpicos, a dupla ainda ganhou o Circuito Mundial outras duas vezes, sendo que em 2006 foi eleito o melhor jogador do campeonato. Para ficar com a vaga no Pan, venceram uma disputa apertada contra Márcio e Fábio Luiz.

"Queríamos muito essa vaga, era um sonho disputar esse Pan no Rio, competir num evento importante como esse dentro do nosso país, e conseguimos. Estou muito, muito feliz, por mim, pelo Ricardo, pela nossa equipe, nossas famílias e todos que mandaram mensagens de força, de carinho, que torceram pela gente, sempre nos dando muita força", comemorou Emanuel, que namora uma das musas do voleibol brasileiro (a ex-jogadora Leila), antes do Pan.