UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Wélissa de Souza Gonzaga

Data e local de nascimento:
09/09/1982, em Barbacena (MG)

Peso/Altura:
76 kg /1,79 m

Residência:
Rio de Janeiro

Posição:
Ponta

Clube:
Rexona-Ades

Participações no Pan:
Rio-2007

Campanha no Pan-07:
Prata

Sassá

Sassá também acumula três fracassos com a seleção brasileira. Além da prata no Pan-Americano do Rio, em final perdida para a rival Cuba, a jogadora esteve presente nas Olimpíadas de Atenas, em 2004, e no Mundial de 2006 - em ambos tropeços diante da Rússia.

Atacante de grande qualidade técnica e dona de um excelente saque, Sassá começou a jogar vôlei em sua cidade natal, Barbacena, no interior de Minas Gerais. Como profissional, estreou na temporada 2000/2001 da Superliga. Com apenas 18 anos a atacante já era titular no Vasco, tendo conquistado o título estadual e o vice da Superliga. O bom desempenho fez com que ela se transferisse para o Rexona, clube que defende até hoje e pelo qual ganhou três dois nacionais.

Na seleção, Sassá foi uma das jogadoras que se deram bem com a crise de 2002. Ela ganhou uma vaga no time de Marco Aurélio Motta após as saídas de Érika, Walewska, Raquel, Fofão, Elisângela e Virna.

Com Motta, naquele ano, Sassá conseguiu o quarto lugar no Grand Prix e o sétimo no Campeonato Mundial. A chegada de José Roberto Guimarães, em 2003, fez com que ela saísse da seleção. Mas, após uma excelente temporada no Rexona, a atacante recebeu uma nova chance, garantindo vaga na Olimpíada de Atenas.

Sassá fez sua estréia em Olimpíadas como reserva. Acionada apenas em trechos das partidas em Atenas, ela foi uma das jogadoras importantes da semifinal, contra a Rússia, atuando durante o terceiro e quarto sets no lugar de Virna. Não evitou, porém, que o Brasil sofresse uma vitória de virada, por 3 a 2, e fosse eliminado. Na decisão do bronze, atuou durante boa parte do jogo, mas outra vez amargou a derrota, desta vez para Cuba.

Na reformulação que a seleção passou após o quarto lugar na Grécia, Sassá garantiu vaga na equipe titular do Brasil. E foi como titular que ela disputou o Mundial de 2006, sagrando-se vice-campeã.