Data e local de nascimento:
04/03/1984, em Curitiba (PR)
Peso/Altura:
89 kg / 2,00 m
Residência:
Belo Horizonte (MG)
Posição:
Ponta
Clube:
Lokomotiv Belgorod (RUS)
Participações no Pan:
Rio-2007
Campanha no Pan-07:
ouro
Samuel
Uma tragédia marcou a temporada de 2007 de Samuel. Dois dias antes da partida decisiva da Superliga, o irmão mais novo do jogador, Andreas Fuchs, morreu em um acidente de moto. Mesmo de luto, Samuel fez questão de jogar contra a Cimed, e acabou sendo um dos principais nomes da conquista do título da competição pelo Minas. No Pan, Samuel foi reserva, mas levou carregada no pescoço a medalha de ouro que tanto o Brasil perseguiu.
O jeito tímido e calado esconde um atleta de muita força física, que atua em duas posições: oposto e ponta. Essa versatilidade faz com que Samuel seja bastante testado pelo técnico Bernardinho.
Oposto no Minas, Samuel foi convocado para a seleção em 2005 na função de ponteiro. O bom desempenho fez com que ele recebesse novas chances de Bernardinho, disputando até o Campeonato Mundial de 2006, no Japão.
Na Liga Mundial de 2007, com o retorno de Nalbert à seleção brasileira, Samuel passou a jogar de oposto na equipe. Bernardinho, entretanto, colocou o atleta como ponta em alguns jogos. E após a contusão do ex-capitão da seleção, foi nesta posição que o atleta conseguiu vaga para disputar o primeiro Pan da carreira.
Samuel, portanto, integrou o elenco que conquistou o hexacampeonato da competição, mais uma motivação para a disputa do primeiro Pan da sua carreira.
Apesar de ser o mais novo na seleção, Samuel, que é considerado o melhor jogador da nova geração brasileira, tem uma carreira extensa. A troca de posições já acontecia desde o primeiro clube, o Santa Mônica, de Curitiba. Depois ele se transferiu para o Minas, sagrando-se campeão da Superliga também na temporada 2001/2002. Samuel chegou a atuar no voleibol de Porto Rico em 2004, antes de voltar ao Minas. Depois do Pan tem um novo desafio: foi contratado para jogar na Rússia pelo Lokomotiv Belgorod.