UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Ricardo Bermudez Garcia

Data e local de nascimento:
19/11/1975, em São Paulo (SP)

Peso/Altura:
89 kg /1,91 m

Residência:
Modena (ITA)

Posição:
Levantador

Clube:
Cimone Modena (ITA)

Participações no Pan:
Winnipeg-1999 e Santo Domingo-2003

Ricardinho

Um lance no Mundial de 2006 mostra bem a genialidade de Ricardinho. Nas semifinal contra a Sérvia, o levantador pegou de costas uma bola após a linha de saque e, com uma "chutadinha", jogou-a na saída da rede, para um ataque certeiro de André Nascimento.

Assim, com jogadas rápidas e imprevisíveis, o levantador se tornou o principal jogador do mundo em sua posição. E fez o Brasil não sentir falta de outro gênio: Maurício, campeão olímpico em Barcelona-1992 e um dos principais atletas da história da seleção brasileira.

"Cérebro" da equipe em quadra, Ricardinho ganhou de vez a confiança do técnico Bernardinho em 2002, quando substituiu Maurício em alguns jogos decisivos na conquista do Mundial na Argentina. O desempenho fez com que assumisse a função de titular da seleção a partir da temporada seguinte.

Depois da Olimpíada de Atenas-2004, quando comandou a seleção brasileira na conquista da medalha de ouro, Ricardinho assumiu uma nova função: a de capitão da equipe. A partir de então, cansou de levantar troféus (foi campeão da Liga Mundial em 2005 e 2006 e do Mundial de 2006, só para citar os principais títulos).

A carreira, entretanto, não é marcada apenas por sucessos. Em 1999 Ricardinho ficou desempregado e pensou em abandonar o esporte para se dedicar à gastronomia ou à fazenda de soja tocada pelo sogro. Com o apoio da mulher, o levantador se manteve no vôlei e, depois de nova convocação para a seleção, foi para o Mundial em 2002, que considerou sua "volta por cima".

Em 2003, um novo baque. Ricardinho estava presente na equipe que perdeu o Pan-Americano de Santo Domingo. A medalha de bronze foi a segunda do jogador na competição -ele já havia sido prata em Winnipeg-1999.

"Eu encaro o Pan como uma miniolimpíada, com uma importância muito grande porque é no Brasil", afirmou Ricardinho, que nas últimas três temporadas defendeu o Modena, na Itália.

Para esta "miniolimpíada", Ricardinho ganhou mais uma motivação: o Brasil venceu a Rússia por 3 a 1 e com isso conquistou o sexto título da Liga Mundial.