UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Gilberto Amauri de Godoy Filho

Data e local de nascimento:
23/12/1976, em Londrina (PR)

Peso/Altura:
85 kg /1,92 m

Residência:
Cuneo (ITA)

Posição:
Ponta

Clube:
Iskra Odintsovo (RUS)

Participações no Pan:
Winnipeg-1999, Santo Domingo-2003 e Rio-2007

Giba

Os Jogos Pan-Americanos traziam lembranças amargas a Giba. Medalha de prata na competição em Winnipeg-1999, ele estava presente no grupo que foi apenas bronze em Santo Domingo-2003. Pior: nas semifinais contra a Venezuela, foi justamente em um erro de saque seu que o Brasil perdeu o tie-break. A excelente atuação no Rio de Janeiro e a conquista da medalha de ouro sem perder sequer um set acabaram com essa frustração.

Querido pelas tietes, ele tem lugar no time desde 1995, quando o Brasil ficou em terceiro na Copa do Mundo, com o técnico José Roberto Guimarães. Dois anos antes o paranaense havia sido eleito o melhor jogador e atacante no Mundial da Juventude.

Quando Radamés Lattari assumiu o cargo de treinador da seleção adulta, em 1997, Giba passou a ser o titular na ponta de rede e foi às Olimpíadas de Sydney-2000 (sexto lugar). No fim daquela temporada conquistou pela primeira vez um título nacional. Acabou sendo tricampeão da Superliga com o Minas (1999/2000, 2000/2001 e 20001/2002), antes de se transferir para o vôlei italiano.

Foi na Itália, no fim de 2002, após a conquista do Mundial, já com Bernardinho, que Giba viveu seu momento crítico: foi flagrado no exame antidoping da Federação Italiana de Vôlei pelo consumo de maconha. O atleta admitiu ter usado a substância uma vez, em uma festa, cumpriu suspensão de oito jogos no Campeonato Italiano de 2003 e colocou sua imagem à disposição para campanhas antidrogas.

De volta à seleção, Giba participou da conquista da Liga Mundial e da Copa do Mundo em 2003, mas, com rendimento menor, perdeu a posição de titular para Giovane. Em 2004, não pôde atuar nas três primeiras rodadas da Liga por causa de uma tendinite no joelho. Na final do campeonato, entretanto, quando foi Giovane quem se machucou, Giba foi decisivo. Foi o maior pontuador da vitória contra a Itália e ali iniciou a ascenção que culminou com o ouro olímpico em Atenas. O ponta ainda foi eleito o melhor jogador do torneio.

A partir da Olimpíada, Giba virou intocável na seleção. Formando uma dupla ofensiva muito forte com o levantador Ricardinho, o atleta ganhou a Liga Mundial nas temporadas de 2005 e 2006. No ano passado, foi fundamental para que o Brasil conquistasse o bicampeonato mundial, no Japão, provando que cresce de desempenho nos momentos decisivos. E assim como aconteceu na Olimpíada, Giba também foi eleito o melhor jogador da competição.

Em 2007, Giba já obteve uma grande conquista: integrou a equipe hexacampeã da Liga Mundial, ao vencer a Rússia por 3 sets a 1. Neste segundo semestre, além da conquista uma inédita medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos, Giba tem outro desafio. Depois de seis temporadas jogando na Itália ele assinou um contrato com uma equipe da Rússia.