UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Hélia Rogério de Souza

Data e local de nascimento:
10/03/1970, em São Paulo (SP)

Peso/Altura:
63 kg /1,73 m

Residência:
Perugia (ITA)

Posição:
Levantadora

Clube:
Despar Perugia (ITA)

Participações no Pan:
Havana-1991, Winnipeg-1999 e Rio-2007

Campanha no Pan-07:
Prata

Fofão

Fofão é de longe a jogadora mais experiente da seleção brasileira. Capitã da equipe, a atleta disputou três edições dos Jogos Pan-Americanos: foi prata em Havana-1991, bronze em Winnipeg-1999 e novamente prata no Rio de Janeiro-2007. O segundo lugar de agora entra para a lista de fracassos no currículo da jogadora, que estava nos mundiais de 1994 e 2006 e também nas Olimpíadas de 2004.

Antes de virar uma jogadora de vôlei, Fofão tentou a sorte no basquete, sem sucesso. A atleta começou a carreira como atacante, mas em um treino do São Caetano precisou substituir a levantadora. Nunca mais trocou de posição. Na época, passou a receber aulas de José Roberto Guimarães, hoje técnico da seleção. Foi ele quem deu o apelido de Fofão, uma alusão a um personagem da televisão que fez muito sucesso na década de 80.

No Brasil, Fofão atuou nas principais equipes: São Caetano, Minas, Osasco e Rexona. Desde 2004 defende o Despar Perugia, da Itália. Na última temporada, ganhou o campeonato nacional, o que a fez chegar mais tarde nos treinos da seleção para o Pan, mesmo perdendo dias de férias.

Na seleção a estréia foi justamente em 1991, no ano do Pan de Havana. Fofão, entretanto, passou boa parte da trajetória com as cores do Brasil na reserva de Fernanda Venturini. Foi assim que ela ganhou a medalha em Havana, a prata no Mundial de 1994, o bronze na Olimpíada de Atenas-1996 e o Grand Prix de 1998.

Mas quando foi chamada para substituir Fernanda Venturini, que deixou as quadras em 1998, Fofão correspondeu à altura. Como titular, ela foi uma das principais responsáveis pelo bronze na Olimpíada de Sydney-2000, mesmo disputando praticamente toda a competição com um problema no tendão de Aquiles.

Com a volta de Fernanda Venturini à seleção em 2003, Fofão retornou para a reserva. Do banco, viu o time ganhar o Grand Prix de 2004 e fracassar na Olimpíada de Atenas, que marcou definitivamente a saída Fernanda Venturini.

Depois de um ano de descanso, Fofão retornou à seleção. Agora titular incontestável, ganhou o Grand Prix de 2006 e foi capitã da equipe no Mundial do Japão. Mesmo com uma lesão na panturrilha direita, ajudou a seleção a conquistar a medalha de bronze. O Pan do Rio provavelmente foi o seu último. Ela deve se aposentar depois dos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008.