UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Fabiana Marcelino Claudino

Data e local de nascimento:
24/01/1985, em Belo Horizonte (MG)

Peso/Altura:
74 kg /1,94 m

Residência:
Rio de Janeiro (RJ)

Posição:
Meio-de-rede

Clube:
Rexona-Ades

Participações no Pan:
Santo Domingo-2003 e Rio-2007

Campanha no Pan-07:
Prata

Fabiana

Três fracassos históricos acompanham agora a carreira da meio-de-rede Fabiana. Embora seja uma das caçulas da seleção brasileira, ela foi vice-campeã nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, no Mundial de 2006 e agora no Pan-Americano do Rio de Janeiro. O lado positivo do currículo da atleta está apenas nas campanhas com as equipes: são três títulos no Grand Prix (2004, 2005 e 2006) e outros três na Superliga (01/02, pelo Minas, e 05/06 e 06/07, pelo Rexona).

A atleta é a única da delegação que disputou os Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, em 2003. Na ocasião, o Brasil competiu com uma equipe juvenil que acabara de ser campeã mundial da categoria. Um ano depois, Fabiana disputou pela primeira vez os Jogos Olímpicos. Tanto no Pan quanto na Olimpíada a posição do Brasil foi a mesma: quarto lugar.

A estréia da central no time principal do Brasil aconteceu em 2002, pouco mais de dois anos após ter começado a jogar com as cores do Minas. A atleta foi uma das sobreviventes da reformulação forçada realizada pelo ex-técnico da seleção Marco Aurélio Motta.

Com a chegada de Zé Roberto, em 2003, Fabiana seguiu nas duas seleções -adulta e juvenil-, conquistando o título mundial na Tailândia e o quarto lugar no Pan de Santo Domingo-2003.

O bom desempenho nestes dois torneios fez com que a meio-de-rede conquistasse a confiança do treinador e assim Fabiana foi integrada ao grupo vice-campeão da Copa do Mundo daquele ano, no Japão.

Após a Olimpíada, Fabiana ganhou espaço e se tornou titular da seleção. No Mundial do ano passado, se machucou na primeira fase, mas voltou a atuar nas últimas partidas, ajudando o Brasil a ganhar a medalha de prata.

Considerada umas das melhores centrais do mundo, Fabiana ganhou o respeito também do técnico Bernardinho, que a dirige no Rexona. O treinador deu a ela a função da capitã da equipe.