UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Fabiana Alvim de Oliveira

Data e local de nascimento:
07/03/1980, no Rio de Janeiro (RJ)

Peso/Altura:
59 kg /1,69 m

Residência:
Rio de Janeiro

Posição:
Líbero

Clube:
Rexona-Ades

Participações no Pan:
Rio-2007

Campanha no Pan-07:
Prata

Fabi

Fabi é outra jogadora da seleção brasileira de vôlei que esteve nos mais recentes fracassos do time comandado pelo técnico José Roberto Guimarães. Além do vice-campeonato no Mundial do ano passado, participou da campanha frustrante da medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. Contra a campeã Cuba, o setor de recepção, comandado pela líbero, foi um dos pontos fracos.

A carioca Fabiana Alvim de Oliveira começou a jogar vôlei aos 13 anos em uma escolinha de vôlei em Irajá, bairro do Rio de Janeiro. Um ano depois, já estava na equipe mirim do Flamengo, atuando na função de atacante. Mas como é baixinha, com 1,69 m, acabou se especializando em defesa. Assim, não foi difícil abraçar a posição de líbero, criada em 1998.

No mesmo ano, Fabi participou de uma Superliga pela primeira vez, defendendo o Macaé. Em 2000, sob orientação da técnica Izabel, voltou para o Flamengo. Na temporada seguinte vestiu as cores do rival Vasco e se sagrou vice-campeã da Superliga.

O bom desempenho no campeonato nacional deu a Fabi a primeira chance na seleção, na época comandada por Marco Aurélio Motta. A atleta sobreviveu à crise que dizimou a equipe e foi ao Mundial de 2002, na Alemanha. O Brasil terminou o campeonato em sétimo lugar, mas Fabi foi eleita a segunda melhor defensora e receptora do torneio.

Com a queda de Motta e a ascensão de José Roberto Guimarães ao comando técnico da seleção brasileira, Fabi perdeu espaço na equipe. Ela voltou a ser convocada em 2005, disputando posição com a veterana Arlene.

Fabi só conseguiu se firmar na seleção no final de 2006, quando ganhou a disputa com Arlene e foi convocada para jogar no Mundial no Japão. A atleta, chamada de Fabizinha pelas amigas da seleção, teve um bom desempenho, sendo uma das responsáveis pela conquista da medalha de prata pelo Brasil.