UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Sérgio Dutra dos Santos

Data e local de nascimento:
15/10/1975, em Nova Londrina (PR)

Peso/Altura:
78 kg /1,84 m

Residência:
Piacenza (ITA)

Posição:
Líbero

Clube:
Copra Berni Piacenza (ITA)

Participações no Pan:
Santo Domingo-2003 e Rio-2007

Campanha no Pan-07:
ouro

Escadinha

Escadinha é um dos símbolos da seleção brasileira na "Era Bernardinho". Com a garra expressada no rosto, as defesas acrobáticas (algumas delas feitas com o pé), a incansável disposição em quadra e a vibração constante, é titular absoluto da equipe desde que o treinador assumiu, em 2001. E agora é medalha de ouro no Pan-Americano, título que faltava a essa geração.

Escadinha conquistou também todos os outros títulos que a seleção faturou no período: o ouro na Olimpíada de Atenas (2004), o bicampeonato mundial (2002 e 2006) e o penta da Liga (2001, 2003, 2004, 2005 e 2006). Também esteve na pífia campanha do Pan de Santo Domingo, em 2003.

Recentemente, o jogador esteve na conquista do sexto título da Liga Mundial ao vencer a Rússia por 3 sets a 1, e assim vem embalado para lutar pelo ouro no Pan, ainda inédito para esta geração.

No Mundial de 2002 e na Olimpíada de Atenas, além de se sagrar campeão, Escadinha foi eleito o melhor defensor da competição. Tudo isso sem esquecer o clima brincalhão nos treinos e na concentração.

O jogador ficou marcado por superar a origem pobre, no bairro de Pirituba, na periferia de São Paulo, e os tempos em que precisou trabalhar como office-boy, colocador de papel de parede e vendedor ambulante. Sem esquecer a origem, manteve o jeito de moleque e a fala com gírias. E acabou recebendo o apelido em alusão a um famoso traficante carioca dos anos 80.

Baixinho para o vôlei - tem 1,84 m -, ele viu na criação da posição de líbero, oficializada em 1998, uma oportunidade perfeita para se destacar. Na época, estava sem clube e vendia produtos de limpeza de porta em porta.

Corintiano, começou a carreira no arqui-rival Palmeiras. Mas fez sucesso mesmo no Banespa, chegando a ser vice-campeão da Superliga 2001/2002. Após as Olimpíadas, Escadinha se tornou o único líbero estrangeiro a atuar em clubes italianos. As três últimas temporadas jogou pelo Piacenza.