UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Dante Guimarães Santos do Amaral

Data e local de nascimento:
30/09/1980, em Itumbiara (GO)

Peso/Altura:
86 kg /2,01 m

Residência:
Atenas (GRE)

Posição:
Ponta

Clube:
Panathinaikos (GRE)

Participações no Pan:
Santo Domingo-2003 e Rio-2007

Campanha no Pan-07:
ouro

Dante

Dante assumiu uma missão espinhosa na seleção brasileira: substituir o ponta Nalbert na equipe titular. A tarefa começou a ser cumprida na Liga Mundial de 2004 e foi aprovada definitivamente na Olimpíada do mesmo ano. Em Atenas, na Grécia, Dante supriu a ausência do capitão da seleção, que, machucado, atuou em poucos momentos nos Jogos. Assim como fez no Pan-Americano de 2007, na conquista da medalha de ouro que faltava a essa geração do vôlei brasileiro.

Além de cumprir sua função como atacante de ponta, Dante foi um dos principais responsáveis pelo passe, ao lado do líbero Escadinha. Ele manteve a eficiência na recepção, mas foi também o melhor atacante das Olimpíadas. A altura - 2,01 m - é um dos trunfos do atleta num time considerado baixo para os atuais padrões internacionais.

Apesar de ser um dos jogadores mais jovens da seleção, o goiano Dante já tem carreira "longa" representando o Brasil: foi aos Jogos de Sydney-2000 (sexto lugar) com apenas 20 anos, e integrou a equipe campeã do Mundial em 2002. Dante também esteve presente nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, em 2003, e afundou com o restante da equipe.

A conquista mais recente do atleta foi a Liga Mundial, onde o Brasil venceu a Rússia por 3 sets a 1. É o sexto título da Liga que o jogador possui no seu currículo, o que dá uma motivação a mais para lutar pelo ouro inédito no Rio de Janeiro.

O melhor momento na seleção aconteceu em 2006, no Campeonato Mundial realizado no Japão. Além de ter ficado com o título, Dante foi eleito o melhor atacante da competição, levando para casa um prêmio de US$ 50 mil. Na ocasião, fez questão de dividir o prêmio com o grupo.

"Também dedico isso aqui a essa seleção maravilhosa, aos nossos companheiros, porque não é o melhor atacante ou essas coisas que podem ganhar o jogo, e sim o grupo. Não é uma pessoa que vai ganhar o campeonato, e sim a nossa seleção toda. Dedico a todos eles e à comissão técnica", disse.

Dante chegou a ser nadador e começou a praticar vôlei aos 14 anos na cidade-natal, em Itumbiara. A estréia na seleção adulta foi em 2000: ele foi um dos destaques na Liga Mundial, terminando como o terceiro maior pontuador. Em 2001, ajudou o Minas a conquistar o tricampeonato da Superliga. Depois passou a atuar no voleibol italiano, tendo defendido o Modena. Nas duas últimas temporadas jogou na Grécia, no Panathinaikos, com o companheiro de seleção Marcelinho.