Data e local de nascimento:
25/07/1977, em Porto Alegre (RS)
Peso/Altura:
76 kg / 1,82 m
Residência:
São Paulo
Posição:
Levantadora
Clube:
Finasa/Osasco
Participações no Pan:
Winnipeg-1999 e Rio-2007
Campanha no Pan-07:
Prata
Carol Albuquerque
A levantadora Carol Albuquerque, reserva de Fofão, já tinha sofrido um revés histórico com a seleção brasileira. Ela estava no vice-campeonato mundial, em 2006, na derrota para a Rússia. E a chance de redenção no Pan-Americano do Rio de Janeiro também sucumbiu diante da jogadora. Em jogo equilibrado contra as rivais cubanas, o time do técnico Zé Roberto Guimarães ficou apenas com a prata.
Esportista desde criança, ela começou com a natação, mas migrou para o vôlei aos 9 anos de idade, influenciada pela mãe, também jogadora. Entretanto, freqüentemente fugia da escolinha de vôlei para ir às aulas de basquete, modalidade preferida na infância.
O bom desempenho nas quadras de vôlei fez com que ela prosseguisse no esporte. Aos 16 anos deixou a casa dos pais, em Porto Alegre, para tentar a sorte em um time profissional de São Paulo.
Em 1995, acertou contrato com o Pinheiros, clube que defendeu até o ano 2000. Depois, se revezou entre Osasco e Macaé. Com o fim do Pan, vai jogar de novo pelo time de Osasco, com o qual foi campeã na Superliga 2004/2005.
Pela seleção, Carol teve sua chance inaugural no final da década de 90, com a primeira aposentadoria de Fernanda Venturini. A levantadora foi campeã dos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg, no Canadá, em 1999.
Mas um mau momento na quadra, e a decisão de ser mãe, fizeram com que Carol ficasse anos longe do time nacional. O retorno só aconteceu em 2005 e foi proporcionado pelo técnico José Roberto Guimarães.
Reserva de Fofão, Carol teve chance de mostrar o seu trabalho no Campeonato Mundial de 2006, quando precisou substituir a titular, que se machucou na primeira fase. A levantadora, que é bastante cobrada por Zé Roberto nos jogos e treinos, teve um bom desempenho e se credenciou como a favorita a ficar com o cargo de titular da seleção após a aposentadoria de Fofão, que deve acontecer nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008.