UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
André Luiz da Silva Nascimento

Data e local de nascimento:
04/03/1979, em São João do Meriti (RJ)

Peso/Altura:
95 kg /1,95 m

Residência:
Trento (ITA)

Posição:
Oposto

Clube:
Cimone Modena (ITA)

Participações no Pan:
Santo Domingo-2003 e Rio-2007

Campanha no Pan-07:
ouro

André Nascimento

A força na mão esquerda rendeu o apelido de "Canha". E este "canhão" tornou André Nascimento um dos nomes mais importantes da seleção brasileira na "Era Bernardinho". E no Pan-07, depois do fracasso em Santo Domingo-2003, ele conseguiu contribuir para a medalha de ouro no Rio de Janeiro, o título que faltava a essa geração.

Em 2002, com pouco tempo de seleção, o oposto foi eleito o melhor atacante no Campeonato Mundial conquistado pelo Brasil, e chegou a ser comparado ao campeão olímpico de 1992 Marcelo Negrão. E isso mesmo sendo substituído por Anderson em algumas das partidas decisivas.

Iniciando-se no vôlei durante os tempos de escola em Juiz de Fora (MG), André mudou-se aos 17 anos para Suzano (SP) a fim de jogar no time da casa. De lá, foi para Belo Horizonte e por três anos atuou no Minas, onde foi tricampeão da Superliga.

Após o Mundial de 2002, André foi jogar no Panathinaikos, na Grécia. A experiência teve saldo negativo: ao se reapresentar para a seleção, em 2003, o jogador não estava em boa forma física e, depois de atuar em um campeonato fraco, também não se apresentou em boa condição técnica. Acabou perdendo lugar para Anderson. Conseguiu se recuperar e foi um dos seis que entraram em quadra na final da Liga Mundial, para a conquista do terceiro título do Brasil na competição.

Após a Liga de 2004, também vencida pelo Brasil, foi apontado por Bernardinho como um dos atletas que evoluíram e, assim, se garantiu em Atenas. Na Olimpíada, teve uma atuação de destaque, ganhando a medalha de ouro.

A boa fase continuou nos anos seguintes, com mais dois títulos da Liga (2005 e 2006) e outro do Mundial (2006, no Japão). No período, André Nascimento trocou o Suzano, time no qual jogou após a Olimpíada, pelo Trentino, na Itália. Agora, assim como André Heller, está de mudança para o Cimone Modena.

Nos Jogos Pan-Americanos, André Nascimento tem uma única participação: ele esteve presente em Santo Domingo, em 2003, quando a seleção brasileira, de forma surpreendente, ficou apenas com a medalha de bronze.

No Pan do Rio, o atleta, assim como os demais, foi com uma motivação extra para conquistar o ouro inédito para esta geração. O Brasil ganhou recentemente a Liga Mundial, a quinta de André com a camisa da seleção.