UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Anderson de Oliveira Rodrigues

Data e local de nascimento:
21/05/1974, em Belo Horizonte (MG)

Peso/Altura:
95 kg /1,90 m

Residência:
Taranto (ITA)

Posição:
Oposto

Clube:
Prisma Taranto (ITA)

Participações no Pan:
Santo Domingo-2003 e Rio-2007

Campanha no Pan-07:
ouro

Anderson

Depois da decepção em Santo Domingo-2003, com a derrota para a Venezuela nas semifinais, Anderson e todos os outros jogadores da seleção brasileira exorcizaram aquela derrota. E sem perder sequer um set conquistaram a medalha de ouro no Pan-Americano do Rio de Janeiro-2007.

Torcedor fanático do Atlético-MG, Anderson começou sua vida esportiva jogando futebol. O mineiro de 1,90 m foi goleiro até os 18 anos, com passagens por clubes como Cruzeiro e América-MG. Ele também jogava vôlei na escola e sabia que "levava jeito", mas não queria submeter-se a um teste em equipes da modalidade "por medo de não passar". Quando prestava serviço militar, Anderson soube de uma "peneira" para um clube da PM e foi chamado para integrar o time, abandonando o futebol.

Começou a jogar em clubes de vôlei em 1992, em Belo Horizonte, e depois de altos em baixos obteve reconhecimento com o vice-campeonato da Superliga 2000/2001, junto à equipe da Ulbra, que lhe rendeu a primeira convocação à seleção.

Reconhecido como um dos principais atacantes do país, o oposto foi o destaque na conquista do Mundial de 2002, quando substituiu André Nascimento em algumas partidas decisivas na campanha do título na Argentina. Na maior parte do tempo, entretanto, o jogador passa na reserva de André Nascimento. Foi assim que conquistou a medalha de ouro na Olimpíada de Atenas, em 2004, e o título mundial de 2006, no Japão.

Pelo Pan, Anderson esteve presente na fracassada participação brasileira nos Jogos de Santo Domingo, em 2003. Mas o jogador chegou ao Rio embalado pela conquista da Liga Mundial, a sexta com a camisa da seleção brasileira (as outras foram em 2001, 2003, 2004, 2005 e 2006).

Em clubes, o jogador tem passagem por vários países. Além do Brasil, ele atuou também no Japão e na Itália. Na última temporada, mesmo jogando por uma equipe irregular, o Prisma Taranto, Anderson foi o maior pontuador da primeira fase do Campeonato Italiano.

Mesmo com toda essa experiência, Anderson teve que suar para conseguir a vaga no Pan. Ele disputou a posição com o novato Samuel até o último momento. E ficou irritado em falar sobre o assunto. "Disputa sempre houve e sempre vai ter. A disputa tem que ser sadia. Joga quem estiver melhor no momento. A pressão que existe é a do adversário. Não tem pressão do meu time, do cara que joga no meu lado." Com o corte de Nalbert, os dois foram chamados para os Jogos.