UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
  • Mudança de nome: antes dos Jogos Olímpicos de Sydney-2000, foi decidido que a modalidade seria chamada de vela, e não de iatismo, nome como ficou conhecida. A iniciativa fez parte de uma estratégia para acabar com a imagem de esporte caro e de alto custo que o nome iatismo carregava.
  • Às avessas: diferentemente do sistema de pontuação tradicional, o vencedor da regata na vela soma menos pontos que os demais competidores. A embarcação que completar primeiro o percurso perde apenas um ponto. O segundo colocado, por sua vez, perde dois pontos, o terceiro, três, e assim sucessivamente. Nesse sistema, chamado linear, os barcos que não conseguirem completar a regata perdem um ponto a mais que o número de competidores que participaram da prova.
  • Olimpíada x Pan: as classes pan-americanas não são as mesmas disputadas em Olimpíadas por causa da pouca popularidade de alguns barcos. O Europa, por exemplo, barco feminino, nem mesmo existe no Brasil. Já a Star é uma classe forte no Brasil, na Argentina e nos Estados Unidos, mas nem tão popular fora desses países.
  • Mesmo assim...: apesar desse cuidado, a Odepa conseguiu o feito de incluir o Sunfish, um barco que não existia no Brasil até o início desse ano, no programa pan-americano. O Brasil só terá um representante na classe porque o carioca Bernardo Lowbeer importou seu veleiro às vésperas do Pré-Pan.
  • Manobrando: a expressão cambar, utilizada para designar a manobra de mudança de direção com o vento batendo na parte dianteira do barco, veio do inglês "come about". Os velejadores de países de língua inglesa usavam o termo -"come about"- durante as regatas para chamar todos os integrantes da equipe a mudarem de lado no barco, e assim fazer o contrapeso necessário para o sucesso da manobra.
  • Medo do frio: em 1951, no primeiro Pan da história, os Estados Unidos alegaram que, como os Jogos eram disputados durante o inverno no Hemisfério Norte, não poderiam selecionar uma equipe para disputar a competição em Buenos Aires. Com isso, nenhum norte-americano foi para a Argentina para velejar.
  • Esporte familiar: a vela é um dos esportes mais família do Pan. Torben Grael, medalhista em 1983 e 1987, é sobrinho de Eric e Axel Schmidt, medalhistas em 1959 e 1963. Já Harry Adler, bronze na Star em 1963, é pai de Alan Adler, bronze na J-23 em 2003. Peter Tanscheidt, ouro na Laser em 1991, e Robert Scheidt, tricampeão da mesma classe em 1995, 99 e 2003, apesar da semelhança de nomes, não são parentes.