UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Fotocom/Divulgação

Nome completo:
Robert Scheidt

Data e local de nascimento:
15/04/1973, em São Paulo (SP)

Peso/Altura:
80 kg / 1,88 m

Residência:
São Paulo (SP)

Classe:
Laser

Participações em Pan-Americanos:
Mar del Plata-95, Winnipeg-99, Santo Domingo-03 e Rio-07

Campanha no Rio-07:
Prata na laser

Participações em Olimpíadas:
Atlanta-96 (ouro), Sydney-00 (prata) e Atenas-04 (ouro)

Robert Scheidt

Robert Scheidt confessou que estava fora de forma para competir na classe laser. Ele teve um mal começo e, por causa da falta de vento durante a semana de disputa, não teve tempo para se recuperar. No fim, foi superado pelo norte-americano Andrew Campbell e terminou com a medalha de prata.

Bicampeão olímpico e oito vezes campeão mundial da classe Laser, Scheidt foi o maior nome da vela brasileira no Rio-2007. Aos 34 anos, tem em seu currículo dezenas de títulos internacionais, conquistados em 24 anos de carreira.

A trajetória de conquistas de campeonatos mundiais da classe Laser começou em 1995, em Tenerife, na Espanha. Em seguida vieram outras sete vitórias: Cidade do Cabo, na África do Sul (96), Algarrobo, no Chile (97), Cancún, no México (2000), Cork, na Irlanda (2001), Cape Cod, nos Estados Unidos (2002), Bodrum, na Turquia (2004) e, por último, Fortaleza (2005). Em 1991, na Escócia, Scheidt foi campeão mundial júnior. Na história da classe Laser no mundo, ele é o primeiro octocampeão.

Os títulos mais significativos de Robert Scheidt na Laser são as medalhas de ouro nas Olimpíadas de Atlanta-1996 e Atenas-2004. Ele foi ainda prata em Sydney-2000, tricampeão pan-americano (Mar del Plata-95, Winnipeg-99 e Santo Domingo-03), tricampeão da Semana de Kiel (Alemanha), pentacampeão da Semana de Spa (Holanda), hexacampeão da Europa Cup, campeão da Semana Olímpica Francesa e campeão europeu. No Brasil, Scheidt é octocampeão paulista e 11 vezes campeão brasileiro.

Em 2004, após o bicampeonato olímpico em Atenas, Robert Scheidt passou a testar seu potencial em outra classe, a Star. Ao lado do amigo proeiro Bruno Prada, venceu quatro competições. Em 2006, pela primeira vez na carreira, Robert Scheidt montou um calendário sem eventos da classe Laser, voltado exclusivamente à Star. No Brasil, conquistou os inéditos títulos brasileiro e sul-americano.

Na Europa, Scheidt e Prada foram terceiros na Holland Regatta e vice-campeões na Semana de Kiel e no Campeonato Europeu. Os bons resultados eram um prenúncio do que estava por vir: no final do ano, disputaram o Campeonato Mundial de Star, em San Francisco, e ficaram com o vice-campeonato. A boa temporada levou a dupla à liderança do ranking mundial da Federação Internacional (Isaf) e ajudou Scheidt a optar pela campanha olímpica de Star para os Jogos Olímpicos de Pequim-2008.

Para o Pan, o paulista abriu uma exceção e voltou à Laser. A classificação, porém, foi a mais difícil da carreira. Em setembro de 2006, na única competição que disputou na temporada na Laser, ele foi derrotado por André Streppel, o primeiro brasileiro a vencê-lo em mais de dez anos nesta classe. Na seletiva final, quem deu trabalho foi Bruno Fontes, que liderou boa parte do Pré-Pan e só caiu na penúltima regata, quando a maior experiência de Scheidt fez a diferença.

A trajetória de Robert Scheidt no esporte começou aos 9 anos de idade, quando ganhou do pai o seu primeiro barco e se matriculou na escolinha de vela na represa de Guarapiranga, em São Paulo. No início, Scheidt dividia seu tempo também com o tênis, modalidade que pratica até hoje.

Os bons resultados empolgaram o paulistano, que mostrou pela primeira vez seu verdadeiro potencial ao ganhar o Mundial Juvenil, em 1991. Quatro anos mais tarde, Robert Scheidt conquistou o primeiro de seus oito títulos mundiais na categoria principal, tornando-se um dos principais nomes da história do esporte brasileiro.