UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
AFP

Nome completo:
Ricardo Winicki Santos

Data e local de nascimento:
08/05/1980, no Rio de Janeiro (RJ)

Peso/Altura:
71 kg / 1,85 m

Residência:
Búzios (RJ)

Classe:
RS:X Prancha à vela masculina

Participações em Pan-Americanos:
Winnipeg-99, Santo Domingo-03 e Rio-07

Campanha no Rio-2007:
ouro na RS:X - prancha à vela

Participações em Olimpíadas:
Atenas-2004 (4º colocado)

Ricardo Winicki (Bimba)

Bimba conquistou o bicampeonato de sua classe nos Jogos Pan-Americanos. Ele dominou a maior parte da competição e confirmou seu favoritismo. Com o resultado, ele completa um ano de bons resultados, já que também havia sido campeão mundial em Cascais (Portugal).

Carioca de 27 anos, Bimba ficou famoso nacionalmente nas Olimpíadas de Atenas. Ele liderou boa parte da competição de prancha à vela, então disputada com a velha prancha Mistral. Na última regata, porém, mostrada quase completamente pela TV brasileira, ele decepcionou e perdeu não só o ouro, mas a prata e o bronze, ficando em quarto lugar.

Um ano depois, Bimba mostrou que a última regata de Atenas-2004 foi um acidente e conquistou o vice-campeonato no último Mundial disputado com a prancha Mistral (ele já tinha ficado em segundo lugar na competição uma vez, em 2002).

Após a mudança para a prancha RS:X, o carioca continuou entre os melhores do planeta. Uma prova? O próprio Bimba faz questão de dar: “Os melhores do mundo vêm para Búzios treinar comigo e sempre comentam como é difícil ganhar de mim aqui. Então, acho que tenho alguma coisa de bom”, desabafa.

Os títulos são a arma de Bimba na afirmação. Além de dois vice-campeonatos mundiais, ele conquistou dois Mundiais da Juventude (97 e 98) e duas medalhas pan-americanas, uma delas de ouro (Santo Domingo-2003). Até a seletiva brasileira, ele nunca tinha perdido uma competição com a nova prancha, a RS:X, para um velejador das Américas.

Em Búzios, onde mora, Bimba mantém uma escolinha de windsurfe e um centro de treinamentos. Os melhores do mundo costumam treinar por lá. O português João Rodrigues, por exemplo, já foi campeão mundial e ficou em segundo lugar no campeonato mais importante do ano até agora, a Semana de Miami.

Além disso, Bimba também mantém um projeto social, que ajuda jovens velejadores a continuar no esporte. Um dos membros do projeto, Albert Carvalho, inclusive, disputou o Pré-Pan e foi o segundo melhor brasileiro na competição. Ganhou até uma regata do mestre.