UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Fotocom/Divulgação

Nome completo:
Pedro Tinoco

Data e local de nascimento:
28/11/1984, no Rio de Janeiro (RJ)

Peso/Altura:
87 kg e 1,82 m

Residência:
Rio de Janeiro (RJ)

Classe:
Snipe

Função:
Proeiro

Participações em Pan-Americanos:
Rio-2007

Campanha no Rio-2007:
Ouro na classe snipe

Participações em Olimpíadas:
Nenhuma

Pedro Tinoco

Irmão do meio do trio Tinoco, Pedro levou a melhor sobre seus dois irmãos, Alexandre e Mário, na luta por uma vaga no Pan-Americano do Rio, tendo o parceiro como trunfo: ele veleja com Alexandre Paradeda, campeão mundial de Snipe e veterano de dois Pan-Americanos e duas Olimpíadas.

Sócio do Iate Clube do Rio de Janeiro, Pedro começou a velejar junto com o irmão mais velho, Alexandre. Logo, o mais novo, Mário, seguiu o caminho, para formarem a “quadrilha Tinoco”, formada por Amiguinho (Alexandre), Coleguinha (Pedro) e Camaradinha (Mário), como são conhecidos entre os velejadores. O mais curioso, porém, é que a família não é de velejadores: Pedro garante que ele e Alexandre foram os primeiros a seguir o caminho.

No Pré-Pan de vela, a seletiva que definiu os membros da equipe brasileira, os três irmãos estavam na água, brigando pela vaga na Snipe. Alexandre foi o quarto colocado, velejando ao lado de Jucyan Okretic, e Mário o oitavo, como proeiro de Alexandre Caneppa.

Antes de formar a dupla com Paradeda, Pedro velejou na classe Optimist, o barco mais usado no Brasil para ensinar vela às crianças. Depois, embarcou em campanha olímpica ao lado do também carioca Lucas Brun. Os dois tiveram bons resultados na Europa, mas acabaram atrás de Paradeda e Bernardo Arndt, que foram à Atenas.

Depois da experiência, Pedro recebeu o convite para velejar com o rival. O principal título de Pedro, porém, é o Campeonato Brasileiro de Snipe de 2005, que conquistou ao lado de seu maior rival na Snipe, Bruno Bethlen, vice-campeão da seletiva para o Pan.