UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Fotocom/Divulgação

Nome completo:
Patrícia Castro

Data e local de nascimento:
08/05/1989, no Rio de Janeiro (RJ)

Peso/Altura:
55 kg / 1,66 m

Residência:
Niterói (RJ)

Classe:
RS:X Prancha à vela feminina

Participações em Pan-Americanos:
Rio-2007

Campanha no Rio-07:
prata na RS:X - prancha à vela

Participações em Olimpíadas:
Nenhuma

Patrícia Castro

Experiência não fez falta a Patrícia Castro. Atleta mais jovem da delgação brasileira da vela, ela encarou suas principais adversárias de igual para igual e conquistou a medalha de prata na prancha à vela. Só não conseguiu superar a canadense Dominique Vallée, mas perdeu o ouro por pouco.

Para chegar ao Pan, porém, a história foi diferente. Patrícia, de 18 anos de idade, bateu uma competidora ainda mais nova: Patrícia Freitas, de 16. O mais engraçado, porém, foi quem decidiu a briga: a veterana Carol Borges, de 28 anos.

Na última regata, Patrícia Castro estava em último lugar e Patrícia Freitas vencia. O resultado daria a vaga à segunda. No final, porém, Carol Borges ultrapassou Freitas e, mesmo terminando em último lugar na regata final, Patrícia Castro comemorou a vaga. “Viu só? Milagres acontecem”, comemorou a jovem.

A disputa só foi tão apertada, porém, porque Patrícia mostrou muita inconsistência. Ela venceu as quatro primeiras das 11 regatas e depois marcou apenas resultados intermediários. Patrícia Freitas fez um Pré-Pan de recuperação e chegou à última regata embalada por três vitórias seguidas.

“Eu costumo fazer isso mesmo. Começo muito bem e depois fico inconsistente. Acho que é inexperiência. Preciso melhorar isso”, comenta. Quer uma prova? Após vencer quatro regatas consecutivas nos dois primeiros dias da seletiva, no terceiro Patrícia marcou um segundo lugar e um terceiro. Ao chegar em terra, chorou, mesmo mantendo a liderança.

Apesar da pouca idade, a velejadora chegou como favorita à competição. Ela é a atual campeã brasileira da classe e foi a 11ª no Mundial da Juventude de 2006, na Inglaterra. Começou no esporte por influência do pai, Luís Castro, que também é velejador e disputou o Pré-Pan, ficando em último lugar na RS:X masculina.