UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Fotocom/Divulgação

Nome completo:
Maurício Santa Cruz

Data e local de nascimento:
17/10/1974, no Rio de Janeiro (SP)

Peso/Altura:
77 kg / 1,76 m

Residência:
Rio de Janeiro (RJ)

Classe:
J/24

Função:
Timoneiro

Participações em Pan-Americanos:
Santo Domingo-03 e Rio-2007

Campanha no Rio-07:
Ouro na classe J24

Participações em Olimpíadas:
Sydney-00 (11º colocado) e Atenas-04 (17º colocado)

Maurício Santa Cruz

Maurício Santa Cruz confirmou a tradição de uma família de velejadores. Com amplo domínio, ele, que capitaneou o barco Bruschetta na classe J24, conquistou a medalha de ouro inédita em sua carreira. Atual campeão mundial da categoria, Santa Cruz superou o resultado que havia obtido em Santo Domingo, quando foi prata.

Santa Cruz começou cedo no esporte. Aos seis anos, já aprendia as primeiras técnicas em uma escolinha. Apesar de ter praticado outras modalidades, o carioca dedicou toda sua vida à vela e se tornou um dos atletas mais respeitados da modalidade no país.

Seu primeiro grande resultado foi o terceiro lugar no Mundial juvenil da classe Snipe, em 1992. Cinco anos depois, conquistou o título mundial adulto. Ainda em 1997, mudou-se para os Estados Unidos, para trabalhar em uma veleria e aprender mais sobre vela.

Pensando em Olimpíadas, passou a velejar na classe Tornado, ao lado do já medalhista olímpico Kiko Pellicano, e estreou nos Jogos em Sydney-2000, com o 11º lugar. Quatro anos depois, ao lado de João Carlos Jordão, chegou com poucas chances e teve participação ruim, ficando em 17º lugar.

Pouco antes de Atenas-2004, porém, o velejador já tinha embarcado em outro projeto: o ouro pan-americano. Escolheu a classe J/24, de barcos maiores do que os normalmente usados em classes olímpicas ou pan-americanas. Na definição do próprio, “o J/24 é um mini-Oceano.”

Em 2002, ao lado de João Carlos Jordão e Daniel Santiago, conquistou o primeiro bom resultado do projeto: o vice-campeonato mundial da classe. Um ano depois, com a tripulação formada por Alan Adler, Jordão e Santiago, Maurício ganhou a medalha de prata no Pan de Santo Domingo-2003.

Entre 2004 e 2005, a tripulação se estabeleceu como uma das melhores do mundo e, no Mundial da Austrália de 2005, conquistou o título, o segundo mundial de vela da carreira de Santa Cruz.