Data e local de nascimento:
24/01/1973, em São Paulo (SP)
Peso/Altura:
75 kg / 1,77 m
Residência:
São Paulo (SP)
Classe:
Lightining
Função:
Proeiro
Participações em Pan-Americanos:
Havana-91, Mar del Plata-95, Winnipeg-99 e Rio-07
Campanha no Rio-07:
Bronze na lightning
Participações em Olimpíadas:
Nenhuma
Marcelo Silva
Competindo em uma tripulação experiente, Marcelo Silva deixa o Rio de Janeiro com a medalha de bronze. Na classe lightning, ele chegou perto do ouro, mas, na última regata, perdeu uma posição e acabou com o terceiro lugar.
Aos 33 anos, Marcelo Silva é a juventude da tripulação brasileira de Lightning. Ele veleja ao lado de duas verdadeiras lendas da vela brasileira, Cláudio Biekarck, de 56 anos, e Gunnar Ficker, de 53, desde o Pan-Americano de Havana, em 1991.
Ao lado da dupla, tem, agora, quatro medalhas em Pan: bronze em Havana-91 e Rio-07, prata em Mar del Plata-1995 e Winnipeg-1999.
Para começar na vela, ele seguiu o caminho natural de todos os garotos que começam a praticar a modalidade atualmente: entrou em uma escolinha e embarcou na classe Optimist. Quando ficou grande demais para o barquinho, mudou para a Snipe e passou a competir ao lado de um amigo.
O detalhe: o amigo era o hoje oito vezes campeão mundial e bicampeão olímpico da classe Laser, Robert Scheidt. Juntos, foram três vezes campeões brasileiros júnior da classe e ainda levantaram um título paulista, entre 1990 e 1992.
Ainda enquanto competia com Scheidt, Marcelo se juntou a Biekarck e Ficker e desde então veleja com os veteranos. No barco, é o proeiro e o responsável pela regulagem da buja e pela descida e subida do balão durante as manobras.