UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Arquivo Folha

Nome completo:
João Carlos Jordão

Data e local de nascimento:
23/06/1962, em Niterói (RJ)

Peso/Altura:
83 kg / 1,81 m

Residência:
Rio de Janeiro (RJ)

Classe:
J/24

Função:
Proeiro

Participações em Pan-Americanos:
Santo Domingo-03 e Rio-07

Campanha no Rio-07:
Ouro na classe J24

Participações em Olimpíadas:
Atenas-04 (17º colocado)

João Carlos Jordão

Ele pouco teve trabalho durante as regatas, mas deixou o Rio com a medalha de ouro. João Carlos Jordão foi um dos tripulantes do barco Bruschetta, que dominou toda a competição, e foi poupado na maior parte do tempo.

Por causa de um problema nas costas, Jordão teve de competir com um colete cervical. Inclusive ele não pôde competir na primeira regata, o que deixou o barco brasileiro sem largar e na última colocação, resultado que posteriormente foi descartado.

Diferentemente da grande maioria dos velejadores da equipe brasileira, João Carlos Jordão começou tarde no esporte. Seu primeiro contato com a vela aconteceu aos 15 anos, idade na qual muitos de seus companheiros de seleção já haviam conquistado seus primeiros títulos.

As diferenças, porém, não param por aí. Mesmo depois de iniciado na modalidade, Jordão nunca foi um profissional do esporte. Começou trabalhar como vendedor, depois foi representante comercial, até que montou seu próprio negócio. Atualmente é empresário do ramo de embalagens.

Suas principais conquistas no esporte aconteceram justamente na classe J/24, na qual é dono de títulos brasileiros, pan-americanos, sul-americanos, europeus, norte-americanos e mundiais. No Pan de Santo Domingo-2003, ganhou a medalha de prata ao lado de Maurício Santa Cruz, Alan Adler e Daniel Santiago.

Em Olimpíadas, o desempenho não é tão bom. Jordão estreou em Atenas-2004, aos 42 anos. Ao lado de Maurício Santa Cruz, chegou com poucas chances de velejar contra os rivais e terminou apenas nas 17ª, e última, colocação.